CARACTERES LATINOS

Recentemente estava dando suporte ao curso que está a venda na Udemy: Desenvolvimento de Alicações Comerciais com Python e Kivy e um aluno me perguntou algo relacionado a acentuação com código Python e num primeiro momento, pensei que o mesmo estava se referindo a Strings que contenham caracteres especiais.

Continuando a ler a dúvida do meu aluno, percebi que o mesmo não estava se referindo a caracteres acentuados em Strings e sim, o uso de por exemplo, acentuação de variáveis, por exemplo.

Me lembrei que já havia lido algo a respeito, porém, é tão óbvio pra todos que programam há muitos anos que caracteres latinos não são aceitos que quando li algum comentário não dei muita importância e não fui realizar quaisquer teste.

Mas após um aluno questionar algo que realmente não consegui entender o que estava sendo perguntando, resolvi realizar um simples teste e me surpreendi com a descoberta que fiz!

Veja o código a seguir, o mesmo pode ser executado por qualquer interpretador do Python 3x.

#coding: utf-8

até_mais = 10
amanhã_vai_chover = 5

é = 1.1
ç = ""

print(até_mais)
print(amanhã_vai_chover)

Sendo o código acima executável sem quaisquer problema, sem qualquer aviso ou mensagem, temos todo um conhecimento legado que em tese não possui mais validade. Ou seja, a história de que não podemos utilizar acentuação na declaração de entidade não é mais verdadeira e agora, qualquer caractere da tabela UTF-8 pode ser utilizado, desde que não seja um caractere considerado especial, ou caractere matemático e etc.

CONSEQUÊNCIAS

Essa alteração não deve ser vista, no meu ponto de vista, como algo benéfico! Muito pelo contrário, é trazer novos problemas para dentro do nosso código. É realmente muito legal essas novas possibilidades, no entanto, na prática, na construção de software, o melhor ainda é escrever com os caracteres da tabela ASCII.

E justifico o meu posicionamento pela questão de internacionalização, ou seja, salvo se você viver num mundo em que existam somente latinos deverias trabalhar desta forma. Porém, a realidade é que a cada dia estamos mais conectados com pessoas de todos os cantos do mundo e trabalhar com caracteres latinos é, sem qualquer dúvida, assumir um hábito que um dia terá que ser substituido.

Até hoje conseguimos sobreviver sem o uso de caracteres acentuados e a cedilha, portanto, não consigo enxergar absolutamente nada que justifique o seu uso, salvo brincadeiras e estudos.



Tags python, utf8, encoding, código, acento, programação, blog

Comentários

comments powered by Disqus