Neste artigo será esclarecido algumas formas de como aprender a programar.

PRÉ-INTRODUÇÃO

Se estás chegando agora ao mundo do desenvolvimento de software, preste atenção num pequeno detalhe: NÃO ESTUDE 2 LINGUAGENS AO MESMO TEMPO! Escolha uma e siga adiante. É preciso dizer isso pois, este é o efeito colateral de haver cursos gratuitos de vários temas a um clique de distância! Esse é o maior problema da era digital, da era da informação.

Escolha uma linguagem e então, veja todos os vídeos no YouTube, compre todos os livros que puderes, faça curso, faça o que for conveniente e tudo que a sua disposição e dinheiro permitirem, porém, mantenha o foco numa única linguagem e acredite, há uma razão NÃO óbvia do porque estou falando isso.

Já respondendo o que queres pergutar: não há melhor linguagem e você terá que tomar a decisão sozinho! Se não conseguires chegar numa conclusão, se realmente ficares perdido, iniciei pelo Python, há curso gratuito no YouTube, há curso pago na Udemy e há livros a venda com preços que variam de ~30 a ~200 reais!

INTRODUÇÃO

Este trabalho se propõem a guiar e esclarecer questões pertinentes ao estudo da lógica de programação, da programação e do desenvolvimento de software.

Encorajo você, recém chegado, a perguntar e pedir esclarecimento das eventuais dúvidas que possam surgir e que não estão contempladas neste guia. PORÉM, leia o artigo inteiro primeiro, depois, elabore sua pergunta e envie-a pelo sistema de mensagem Disqus que pode ser acessado no final da página.

Na parte inferior da página há um FAQ, frequently asked questions (Questões Frequentemente Perguntadas), leia-o, pois, será neste local que ao longo do tempo irei adicionando as dúvidas recorrentes de outros alunos.

Não tome este trabalho como conclusivo, pois, ensiso e estudo NÃO SÃO ciências exatas e para cada aluno há um melhor professor, melhor aula e melhor curso.

É super importante ressaltar que "Curso de Programação", atualmente, se tornou um mercado milionário. Descobri isso após muito tempo criando, gravando e publicando aulas no YouTube (gratuitamente). Por isso, a maior parte dos guias introdutórios e que prometem lhe guiar no primeiro momento, possuem motivações comerciais por detrás, cujo objetivo é lhe guiar até uma loja virtual ou então, obter seu e-mail em troca de dicas e sugestões (sugestões de como comprar o curso do autor da postagem).

Este trabalho possui uma motivação genuína e honesta como TODOS OS TRABALHOS feitos pela eXcript. Mesmo assim, não acredite totalmente no que falarei, analise você mesmo o que atende as suas expectativas. Não existem milagres e desconheço curso que lhe ensine a fazer algo interessante em menos de 10 horas de aulas com explicações e em menos de 100 horas de prática!

É incrível, mas grande parte dos alunos que chegam até o meu curso comercial, não leram sequer a ementa proposta, não prestarão atenção no vídeo publicitário e após adquirir meu trabalho, se dirigem ao fórum e perguntão aquilo que deveriam ter analisado para julgarem se o trabalho era o que realmente estavam buscando.

Por fim, lembre-se que a maior parte dos desafios que TODOS iniciantes de programação enfrentam (e eu enfrentei também) está relacionado com detalhes BOBÓCAS e que foram explicados, mas não foram pelo aluno assimiliados, como por exemplo, a utilização do ponto e vírgula.

Se você fizer um curso através de vídeo aulas, após estuda-las e pratica-las, volte a primeira e assista tudo novamente! Sinceramente, não gosto de assitir aquilo que já vi, por isso, compro um outro curso para ter acesso a uma outra explicação, com livros, SEMPRE faço isso, nos casos em que exista 2 livros sobre um mesmo tema.

PRIMEIRO CURSO

Se realmente desejas aprender, lembre-se que é necessário investir e, principalmente, lembre-se de um detalhe: com a excelência não se economiza; estudo não é despesa; e livro nunca é demais!

Mas calma ai! Não compre nada inicialmente! Há excelentes trabalhos no YouTube, GRATUITOS... e, falando a verdade, o melhor caminho é através destes materiais! ANTES DE COMPRAR, assista a materiais com qualidade PROFISSIONAL gratuitamente, além de ser o caminho mais barato, é o mais rápido, pois basta clicar neste link que serás encaminhado a primeira de 70 aulas!

Desconheço um único curso ou canal gratuito que lhe ensinará tudo que você precisa saber pra construir algo que realmente tenha valor e que os outros realmente paguem pelo serviço!

Neste momento, o melhor material disponível gratuitamente e o ÚNICO LOCAL para o estudo da lógica de programação, programação e desenvolvimento de software em Português, e que também oferece suporte gratuito através de uma lista de discussão é o do canal da eXcript elabora e gravado por mim, Cláudio.

Falarei de outros canais e iniciativas em seguida.

Julgo o meu trabalho como sendo o melhor pela simples razão de cumprir com a sua proposta, não tratar de outro assunto senão o proposto, e principalmente, por ter sido construído por alguém que aprendeu sozinho e conhece os desafios de estudar só.

O suporte é fornecido através da nossa lista de discussão, portanto, receberás suporte não somente de vários outros alunos que ontem perguntaram e hoje respondem.

Uma lista de discussão funciona semelhante a um fórum de discussão, porém, você pode optar por receber as perguntar em sua caixa de e-mail, o que é bastante cômodo. Como são poucas as dúvidas, são poucos os e-mails recebidos. Veja mais em Google Groups.

Para conhecer melhor o funcionamento de uma lista de discussão leia sobre o Google Groups.

MELHOR CURSO PARA QUEM NÃO SABE NADA

Há vários cursos que se propõem a ensinar programação sem que o aluno tenha qualquer conhecimento prévio. O curso de Python que desenvolvi também assume esta característica, porém, é necessário que o aluno saiba pelo menos como fazer o donwload e instalação de programas.

Mesmo assim, é ensinado em vídeo como fazer o download e como proceder a instalação, e portanto, esse seria o mínimo requirido.

E A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO?

O Curso de Python da eXcript ensina a lógica de programação com o uso da linguagem Python! É ensinado TODO o fudamento, gradualmente, para que QUAQUER pessoa consiga entender e, se você fazer no seu computador o que é feito em aula, é garantido que irás aprender!

A melhor parte do estudo da lógica de programação é que conseguimos facilmente reconhecer se SABEMOS ou NÃO SABEMOS. Ou você entendeu, ou você não entendeu. Não há meio termo. Há o aprendizado fragmentado, ou seja, você consegue implementar uma condição mas não sabe verificar determinada informação.

E O PORTUGOL?

É comum o ensino da lógica de programação com linguagens que possuem suas estruturas utilizando o idioma Português. É uma opção, uma metodologia de estudo e ensino, porém, NÃO EXISTE um único trabalho ou estudo que demonstre que o entendimento e a assimilação são melhores.

Quando falo estruturas da linguagem, estou me referindo a algumas palavras que são reservadas e que desempenham uma tarefa especifica, por exemplo.

Quando desejamos verificar uma condição, ou seja, desejamos avaliar uma expressão, a estrutura (palavra chave) da linguagem Python é a seguinte:

if(é_verdadeiro):
    print("sim")
else:
    print("não")

No código acima utilizamos 2 palavras chaves da linguagem Python, o if e o else. A palavra if significa em Português SE ("SE isso for verdadeiro", "SE o número for maior que"). A palavra else significação SENÃO.

Ou seja, a seguir temos o mesmo código, porém, escrito em Portugol, isto é, utilizando as estruturas em Português.

SE(é_verdadeiro):
    imprime_na_tela("sim")
SENÃO:
    imprime_na_tela("não")

Resumidamente, a questão é a seguinte: há aproximadamente 10 palavrinhas em Inglês que são quase que universalmente utilizadas pelas linguagens de programação que você precisaria "decorar". Porém, cada palavrinha é apresentada e explicada separadamente, PORTANTO, não há uma "carga inicial".

A linguagem Portugol "facilita" ao utilizar os termos em Português, SOMENTE ISSO! E sinceramente, não vejo vantagens, salvo no ensino infantil.

QUEM ENSINA PROGRAMAÇÃO COM PYTHON NO BRASIL?

A USP (Universidade de São Paulo) já utilizou diversas linguagens para o ensino da disciplina MAC2166 Introdução à Computação e em 2016 a linguagem Python foi adotada oficialmente .

Ao longo dos anos, MAC2166 utilizou diversas linguagens de programação: Fortran, Pascal, C e Python. Em 2016, serão utilizadas a linguagem Python (nas turmas da Grande áreas Civil, Mecânica, e Química) e C (nas turmas da Grande área Elétrica). https://www.ime.usp.br/~mac2166/gerais/

MELHOR LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

Produzi um trabalho em vídeo falando sobre "A melhor linguagem de Programação" que você pode assistir no link a seguir.

Recomendo assistir o primeiro e o segundo episódio!

PARTE I

PARTE II

FAQ

A seguir você encontra a resposta a algumas dúvidas recorrentes aos iniciantes. Utilize a caixa de comentário no final desta página para perguntar!

É DIFÍCIL APRENDER A PROGRAMAR?

Aprender uma linguagem de programação é um estudo relativamente fácil. Escrever software e criar soluções possui complexidade infinita, até porque, a programação pode ser empregada em qualquer área do conhecimento humano.

Costumo dizer que aprender a programar é fácil até porque, se comparada com o desafio que vem em seguida, ou seja, utilizar as estrutras de uma linguagem de programação para desenvolver uma solução computadorizada é o verdadeiro desafio.

DEVO APRENDER COM PYTHON SE QUERO PROGRAMAR COM JAVA/C#/PHP?

Você pode aprender lógica de programação com praticamente QUALQUER linguagem de programação imperativa (Python, C, C++, C#, Java, PHP, JavaScript, Swift e etc) e você encontrará cursos e livros que assumem esse compromisso!

PORÉM, o Python possui algo que não há como explicar em palavras que faz desta linguagem um caminho "mais agradável" aos iniciantes.

VOCÊ DEVE saber de um detalhe: após a primeira linguagem as demais linguagens IMPERATIVAS serão moleza! O problema é somente a primeira!

Portanto, como é MUITO comum utilizarem a linguagem Portugol que, de fato, NÃO SERVE para nada, salvo o estudo, porque não aprender com uma linguagem que VOCÊ IRÁ utilizar de certeza absoluta em sua vida, indiferente de qual linguagem você decidir posteriormente estudar e utilizar profissionalmente.

Para conhecer mais sobre o Python, veja o artigo de abertura do curso.

CURSOS COMERCIAIS

Há vários cursos comercias e que oferecem como serviço, suporte e esclarecimento de dúvidas.

ESTE ARTIGO AINDA NÃO ESTÁ FINALIZADO!



Tags programação, lógica, lógica de programação, blog

Comentários

comments powered by Disqus