Nesta aula estudaremos as principais características das variáveis. Aprenderemos também, como as mesma funcionam, de qual forma devemos utiliza-las e manipula-las corretamente dentro das nossas aplicações C++. |
O que distingue um variável de outra? As variáveis possuem um grupo de características que as definem e as tornam um entidade única na programação. Cada característica, ou então, também podemos chamar propriedade, determina um aspecto do funcionamento geral e do ciclo de vida das variáveis.
Então, aprenderemos nesta aula um pouco mais a respeito da utilização das variáveis, como também, veremos as características fundamentais encontradas em todas as variáveis do nosso programa.
Inicialmente, temos que saber que TODAS as variáveis:
- Possuem um nome.
- Possuem um tipo.
- Ocupam um espaço de memória
- E sempre irão conter um valor.
Ainda que a variável contenha um valor que não foi você que atribuiu, ou seja, a variável contém lixo, ainda assim, a mesma possui um valor.
Qual a importância em saber que uma variável sempre possuirá um valor, ainda que seja lixo? O entendimento dessa situação previne a declaração de uma variável sem inicializá-la. Até porque, se não atribuirmos um valor a variável e então utilizarmos a mesma com sujeira para fazer um cálculo, ocorre que nós iremos ter um resultado inesperado e isso pode vir a ser gravíssimo.
EXEMPLO FEITO EM AULA
#include <iostream>
using namespace std;
int main() {
return 0;
}
Tags curso, cpp, variavel
Comentários
comments powered by Disqus