Nesta aula estudaremos como marcar trechos de código como sendo comentários, ou seja, blocos de códigos que são ignorados pelo compilador e assim, podemos adiciona-los a qualquer local do nosso código. |
INTRODUÇÃO AO USO DE COMENTÁRIOS
Comentário é todo conjunto de caracteres inserido dentro de um código e que não será avaliado pelo compilador ou interpretador. O C++ define 2 tipos de marcação de comentários, a forma inline e a forma multi-line.
COMENTÁRIOS inline
Para adicionarmos um comentário após determinada instrução, basta utilizarmos duas barras e em seguida, estamos livres para escrevermos o que desejarmos, por exemplo:
cout << " estudo " << endl; //escreva o que desejares após as barras
Como podemos ver no exemplo acima, após a finalização da instrução com o uso de ponto e vírgula, adicionamos 2 barras // e então, escrevemos um texto. Se mandassemos, por exemplo, compilar o código, veríamos que nenhuma mensagem de erro seria exibida.
COMENTÁRIOS multiline
Da mesma forma que podemos marcar que após determinada posição o compilador deve ignorar os caracteres, podemos definir que, um bloco de código, isto é, um conjunto de linhas, sejam ignoradas pelo compilador.
Para isso, utilizamos uma notação de abertura de bloco e finalização. A abertura é feita com os caracteres /* barra asterisco e a finalização, com */ asterisco barra. Esta notação permite-nos definir um trecho inline como sendo comentário ou então, todo um arquivo de código.
/*
bloco de comentários
*/
EXEMPLO FEITO EM AULA
#include <iostream>
using namespace std;
/*====================================
* eXcript.com
* fb.com/eXcript
* ====================================*/
/*
* sdafasd asdfasdfasf asdfas
* asfasdfasd asdfasd sdfasdf asdfasdf sf
* asdfasd asdfasd
*
*
* cout << "ola";
*/
int main() {
cout << "dddd";//A mensagem que está entre aspas é o que será impresso na tela
cout << "Ola mundo!";
return 0;
}
Tags curso, cpp, comentário, blog
Comentários
comments powered by Disqus