Nesta aula iniciaremos o estudo da toma de decisão, isto é, da instrução condicional if que nos possibilita definir quais instruções devem ser executados caso determinada expressão seja verdadeira. |
INTRODUÇÃO À TOMADA DE DECISÃO
A Tomada de Decisão também chamado de Tomada de Decisão é a estrutura para verificar uma condição e decidir se um bloco de código será executado. A estrutura if é um padrão em praticamente todas as linguagens e o seu funcionamento também não possui muitas variações.
Tomar uma decisão, ou então, utilizar um Desvio Condicional, é uma prática comum no desenvolvimento de software e será com essa estrutura que verificaremos expressões e decidiremos: qual Bloco de Instrução será executado.
ESTRUTURA
A Tomada de Decisão possui uma sintaxe simples mas que será utilizada por outras estruturas. É super importante entender que definimos uma condição para determinar se um conjunto de códigos serão executados.
A INSTRUÇÃO if
Do inglês, a palavra if significa SE. Com a estrutura condicional if podemos determinar o que deve acontecer caso a expressão verificada for verdadeira, ou então, o que deve acontecer, caso a expressão seja falsa.
Analise o exemplo a seguir. Vamos verificar uma situação, porém, utilizando a Lingua Portuguesa:
SE( 1 == 1 ){
faça_isso()
faça_e_mais_isso()
faça_aquilo()
}
No código acima, inicialmente verificamos uma condição que sempre será verdadeira, pois, 1 sempre será igual a 1.
Note
É comum chamarmos a expressão entre parêntesis de Cabeçalho da Estrutura.
Em seguida, utilizar o caractere { para iniciar um bloco de código. Feito isso, adicionamos instrução e finalizamos o bloco com o caractere }. Tudo que estiver delimitado pelas chaves será chamado de Bloco de Instrução.
No exemplo anterior, definimos um Bloco de Instrução e dentro deste colocamos hipotéticas invocações a funções, somente para ilustrar.
O que é realmente importante entender neste momento é:
- a condição será analisada
- caso seja verdadeira, o Bloco de Código será executado
- caso seja falso, a execução pulará por cima
Nesse primeiro momento, temos que entender que na situação em que a expressão definida no cabeçalho da estrutura SE, isto é, entre parêntesis, for verdadeira, tudo que estiver nas linhas seguintes, entre chaves, normalmente com a indentação avançada, é que será executado. A instrução faça_isso(), é a primeira instrução do Bloco de Instrução que será executado todas as vezes que a expressão definida no cabeçalho da estrutura if for verdadeira.
Caso a expressão contida entre parêntesis não seja verdadeira, nada acontecerá, e a execução das linhas após a estrutura de Tomada de Decisão ocorrerá normalmente.
EXEMPLO FEITO EM AULA
#include <iostream>
#include <stdlib.h>
/*====================================
* eXcript.com
* fb.com/eXcript
* ====================================*/
using namespace std;
int main() {
int i = 5, i2 = 10;
cout << "Se o valor de i for igual ao valor de i2, entao, a frase a seguir sera impressa." << endl;
//i << é igual a >> i2
if(i == i2)
cout << "A variavel i eh igual a variavel i2" << endl;
cout << "i eh diferente de i2?" << endl;
//i << é igual a >> i2
if( (i != i2) == true )
cout << "Sim, i eh diferente de i2" << endl;
system("pause");
return 0;
}
Tags curso, cpp, tomada de decisão, if, estrutura condicional, blog
Comentários
comments powered by Disqus