Nesta aula iniciaremos nosso estudo sobre as variáveis em C++. Nesse primeiro momento, aprendemos os conceitos fundamentais e também, praticaremos um pouco para conseguirmos entender a razão e a importância das variáveis. |
NOMENCLATURA
Em C++ as variáveis são representadas, normaolmente, por uma sequência de caracteres que a identifica e a torna única em seu escopo. Podemos definir o nome que desejarmos a uma variável, porém, existem algumas poucas regras que devemos seguir, do contrário, nossos códigos não funcionaram.
Se você está estudando essa aula utilizando uma IDE, como por exemplo, o Code::Block ou o CLion, ao digitar um nome de variável inválida, o editor já acusará um problema na linha e facilmente perceberemos que existe algo de errado. Se estivermos estudando com um editor simples, teremos que manter a atenção redobrada, até porque, só saberemos que o nome é invalido quando o compilador imprimir uma mensagem de erro na saída padrão no momento em que mandarmos compilar o nosso código.
As regras que aqui estudaremos também servirão para a definição de nomes de todas as demais estruturas do C++, isto é, existe, basicamente um padrão que serve para a composição de nomes de maneira geral e, as regras que aqui estudaremos servirão futuramente quando formos definir nomes de outras estruturas.
COMPOSIÇÃO DO NOME
Na construção de referências, pode-se utilizar, quaisquer letras, sejam elas maiúsculas ou minúsculas. Variáveis não devem utilizar nomes de classes ou pacotes, ou seja, não devemos declarar uma variável de nome "int", ou então, "String", até porque, esses são nomes de tipos primitivos ou que estão contidos em outros pacotes do C++ e não devem ser utilizados. Porém, como veremos, há soluções para esse tipos de situações, não podemos utilizar a palavra "int", porém, se precedermos a referência por um underline _, temos que o nome torna-se válido, por exemplo: _int ou int_.
De maneira geral, temos a disposição todo o alfabeto para criarmos nomes de variáveis. Também podemos compor o nome das variáveis utilizando números, o que estudaremos nos tópicos a seguir.
CARACTERES NUMÉRICOS
Uma referência pode ser composta por letras e números, desde que a mesma não inicie com um dos 10 algarismos númericos. Ou seja, podemos utilizar quaisquer número na composição do nome da variável, desde que este não esteja o primeiro caractere, como por exemplo: 9num, ou então, 1var.
Se precedermos o nome com números ocorrerá uma situação em que o compilador não conseguirá distinguir se estamos trabalhando com um número, como por exemplo, um número complexo, ou então, se este nome é de fato uma variável.
Assim, temos que a utilização de números é permitida, porém, somente após o primeiro caractere, como podemos ver nos exemplos a seguir:
int num1 = 1;
char caractere = 'x';
boolean flag = True;
A seguir, temos uma lista contendo os caracteres especiais que não podem ser utilizados como o primeiro caractere do nome de uma referência.
CARACTERES ESPECIAIS
Caracteres especiais, como por exemplo, os caracteres latinos, como o c-cedilha ç, o tio ~ e etc, não são permitidos na composição de nomes de referência. O único caractere tido como especial e que pode ser utilizado é o underline _. A seguir, temos uma lista com os caracteres que NÃO podem ser utilizados na composição de referências e aprendremos a razão nas aulas seguintes, haja vista que os mesmos desempenham funções especificas na linguagem.
- ç
- /
- =
- !
- @
- #
- $
- %
- &
- /
- ( )
- [ ]
- ^
- ~
- ´
Novamente, é importante dizer que caracteres especiais não podem ser utilizados, seja qual for a posição em que estes aparecerem na definição da referência!
A seguir, temos mais um exemplo dos caracteres que não podem estar na primeira posição de um nome de variável.
int 4num = 0; //ERRO
String 3 = "informe seu nome"; //ERRO
float 2d = 4 //ERRO
As referências utilizadas no código acima são TODAS invalidas, e a razão, deve-se ao fato destas iniciarem com caracteres numéricos. Como já dito, o primeiro caractere deve, obrigatoriamente, ser um letra do alfabeto.
Podemos concluir também que uma variável jamais será composta por somente números, haja vista que o primeiro caractere precisa ser uma letra.
Para definirmos o nome de variáveis, temos que iniciar utilizando um caractere que esteja no intervalo de a à z ou A à Z e a única exceção a esta regra é o caractere underline _. A seguir, temos alguns nomes de variáveis válidos:
int i8nt vvar = 5;
String _vVar = "";
int __________idade = 19;
PALAVRAS RESERVADAS (KEYWORD)
A linguagem C++ tem definido um conjunto de palavras reservadas que possuem uso especifico na linguagem. Estes nomes não poderão ser utilizados como nomes de variáveis, até porque se assim form, haverá conflito e o interpretador não conseguirá distinguir se a palavra é uma instrução ou então uma variável.
Nesse momento não precisamos nos preocupar com as palavras reservada e também, estas serão estudadas em detalhes nas aulas futuras.
A EXCEÇÃO A REGRA
Como já foi dito, porém, para formalizar a regra temos que o único caractere especial, que pode ser utilizado na composição de nomes, e que também pode estar situando em qualquer posição, é o caractere underline _.
int _minhaVar = 55;
MACETEZINHO
Na dúvida sobre quais caracteres são permitidos, utilize só e somente só letras sem acentuação,sem espaços em branco, e pra garantir, não utilize nomes em Inglês. Por isso, na dúvida quanto a validade da referência, utilize somente letras que terás, com certeza absoluta, um nome de variável válido.
Se você quer decorar o que pode e o que não pode, pense da seguinte maneira:
- números só se for o segundo caractere
- letras que não estejam no alfabeto Inglês NÃO permitidos
- caracteres que não são letras e não são número não podem ser utilizados!
- há 50 palavras reservadas, porém, todas são em Inglês, logo, evite termos em Inglês num primeiro momento.
EXEMPLO FEITO EM AULA
#include <iostream>
using namespace std;
/*====================================
* eXcript.com
* fb.com/eXcript
* ====================================*/
int main() {
int num;
num = 10;
int num2 = 500;
cout << num + num2 << endl;
return 0;
}
Tags curso, cpp, variável, tipos
Comentários
comments powered by Disqus