Nesta aula estudaremos como criar uma aplicação Console Application no VisualStudio.

CONSOLE APPLICATION

Aplicações chamada de Console Application são todas as aplicações executadas dentro de um Prompt de Comando. Assim, tudo que é enviado para a saída padrão é impresso nesse prompt, da mesma forma que, é possível fazer com que o Prompt de Comando, entre em modo de leitura, permitindo assim, que o usuário digite valores, ou seja, envie dados para dentro do programa.

A execução de software dentro de um Prompt de Comando foi por anos abandonado e negado pela Microsoft. Porém, como muitos sabiam e está atualmente provado, a utilização do Prompt durante as fases de desenvolvimento e teste proporcionam maior agilidades e produtividade, melhorando todo o processo de escrita de software.

ESTUDO PELO PROMPT

É comum que o estudante de Desenvolvimento de Software queira, desde o início do estudo, construir janelas com botões, campos, e outros controles. Aparentemente, estudar dessa maneira não implica em problemas, porém, na prática, o que ocorre, é o uso de conceitos de Orientação a Objetos antes mesmo de se adquirir um domínimo mínimo das estruturas da linguagem de programação.

Os cursos da eXcript, de maneira geral, evitam a utilização de GUI no início do curso, e a razão para isso é bastante simples: "eu Cláudio, aprendi a desenvolver em Pascal com Delphi, a plataforma que revolucionou a criação de GUI".

O resultado do meu estudo, foi a confusão entre o processamento da informação, com a entrada e saída de dados. Ao invés de pensar em rotinas, particularmente, pensava em telas com campos e botões, o que é por definição técnica um erro e uma forma de concepção totalmente equivocada induz ao erro.

O estudo da estrutura da linguagem deve ser feito simplificando a entrada e a saída de dados, até porque, o objetivo é a utilização das estruturas e a manipulação das informações pelo estudante. Logo, se utiliza-se por exemplo telas com campos e controles, muito do estudo será direcionado ao controle e interceptação dos eventos da tela, desviando o foco do estudo e fazendo com que o aluno pense em telas, enquanto deveria pensar em rotinas e funções.

EXEMPLO FEITO EM AULA

using System;

namespace Aula
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {
            Console.WriteLine("Qualquer");
        }
    }
}


Tags curso, csharp

Comentários

comments powered by Disqus