Nesta aula estudaremos como criar uma aplicação Console Application no VisualStudio e daremos continuidade ao estudo da linguagem C#

CONSOLE APPLICATION

Aplicações chamada de Console Application são todas as aplicações executadas dentro de um Prompt de Comando. Assim, tudo que é enviado para a saída padrão é impresso nesse prompt, da mesma forma que, é possível fazer com que o Prompt de Comando, entre em modo de leitura, permitindo assim, que o usuário digite valores, ou seja, envie dados para dentro do programa.

A execução de software dentro de um Prompt de Comando foi por anos abandonado e negado pela Microsoft. Porém, como muitos sabiam e está atualmente provado, a utilização do Prompt durante as fases de desenvolvimento e teste proporcionam maior agilidades e produtividade, melhorando todo o processo de escrita de software.

ESTUDO PELO PROMPT

É comum que o estudante de Desenvolvimento de Software queira, desde o início do estudo, construir janelas com botões, campos, e outros controles. Aparentemente, estudar dessa maneira não implica em problemas, porém, na prática, o que ocorre, é o uso de conceitos de Orientação a Objetos antes mesmo de se adquirir um domínimo mínimo das estruturas da linguagem de programação.

Os cursos da eXcript, de maneira geral, evitam a utilização de GUI no início do curso, e a razão para isso é bastante simples: "eu Cláudio, aprendi a desenvolver em Pascal com Delphi, a plataforma que revolucionou a criação de GUI".

O resultado do meu estudo, foi a confusão entre o processamento da informação, com a entrada e saída de dados. Ao invés de pensar em rotinas, particularmente, pensava em telas com campos e botões, o que é por definição técnica um erro e uma forma de concepção totalmente equivocada induz ao erro.

O estudo da estrutura da linguagem deve ser feito simplificando a entrada e a saída de dados, até porque, o objetivo é a utilização das estruturas e a manipulação das informações pelo estudante. Logo, se utiliza-se por exemplo telas com campos e controles, muito do estudo será direcionado ao controle e interceptação dos eventos da tela, desviando o foco do estudo e fazendo com que o aluno pense em telas, enquanto deveria pensar em rotinas e funções.

EXEMPLO FEITO EM AULA

using System;

namespace Aula
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {
            Console.WriteLine("Qualquer");
        }
    }
}


Tags curso, csharp

Comentários

comments powered by Disqus