Nesta aula estudaremos a Tomada de Decisão na linguagem C#. Aprenderemos a utilizar a instrução if para analisar expressões e definir qual bloco de código deve ser executado caso o valor lógica seja verdadeiro, e caso o valor lógica seja falso.

INTRODUÇÃO À TOMADA DE DECISÃO

A Tomada de Decisão é uma estrutura que verifica uma expressão e decide qual Bloco de Instrução deve ser executado, mediante valor avaliado.

Tomar uma decisão, ou então, utilizar um Desvio Condicional, é uma prática comum no Desenvolvimento de Software e será com essa estrutura que verificaremos expressões e decidiremos, qual Bloco de Instrução que deve ser executado..

É importante observar que outras estruturas da linguagem trabalham de maneira similar ao que temos com as Tomadas de Decisão. Ou seja, há algumas estrutiras em que uma situação será verificada, e em seguida, mediante ao valor retornado, será definido o Bloco de Código que será executado. Por essa razão, temos que o entendimento da tomada de decisão é necessário para o bom estudo de toda a linguagem.

A INSTRUÇÃO if

A palavra if do Inglês, significa SE. Com a estrutura condicional if podemos determinar o que deve acontecer caso a expressão verificada for verdadeira, ou então, o que deve acontecer, caso a expressão seja falsa.

Por exemplo, vamos verificar uma situação, porém, utilizando a Lingua Portuguêsa:

SE( verdadeiro ){
    faça_isso()
    faça_e_mais_isso()
    faça_aquilo()
}

No código acima, estamos verificando se a expressão entre parêntesis é verdadeira. É comum chamarmos a expressão entre parêntesis de Cabeçalho da Estrutura.

Em seguida, com um par de chaves, definimos o bloco de instrução que será executado, caso o valor lógico da expressão seja verdadeiro.

Nesse primeiro momento, temos que entender que na situação em que a expressão definida no cabeçalho da estrutura SE, isto é, entre parêntesis, for verdadeira, tudo que estiver nas linhas seguintes, entre chaves, normalmente com a indentação avançada, é que será executado. A instrução faça_isso(), é a primeira instrução do Bloco de Instrução que será executado todas as vezes que a expressão definida no cabeçalho da estrutura if for verdadeira.

Caso a expressão contida entre parêntesis não seja verdadeira, nada acontecerá, e a execução das linhas após a estrutura de Tomada de Decisão ocorrerá normalmente.

UM CASO REAL UTILIZANDO A ESTRUTURA if

Agora, vamos fazer uma exemplo onde verificaremos se o número digitado por um usuário é maior do que zero. Caso seja, o Bloco de Instrução que segue a estrutura será executado.

Console.WriteLine("Digite um número: ");
string str = Console.ReadLine();
int num = Convert.ToInt32(str);

if(num > 0){
    Console.WriteLine("O número digitado é maior do que ")
}

No exemplo acima, utilizamos a função Console.WriteLine para imprimirmos uma mensagem na tela, ou seja, no Console do usuário. Em seguida, colocamos o Console no modo de edição, isto é, fazendo com que seja possível que o usuário digite valores. Após o usuário digitar um número e pressionar a tecla Enter, o valor será passado para a variável string de nome str. Em seguida, converteremos de String para número e atribuiremos o valor para a variável inteira num. Por fim, comparamos o valor da variável num e, caso o valor seja maior do que zero, o bloco de instrução verdadeiro será executado, do contrário, nada acontecerá.

É importante observar que caso nada seja digitado, ou então, não seja digitado um número, uma exceção será levantada e a execução do nosso programa será interrompido. Isso ocorre porque não estamos tratando os valores digitados pelo nosso usuário.

EXEMPLO FEITO EM AULA

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;
using System.Threading.Tasks;

namespace Aula
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {
            int num = 0;

            Console.WriteLine("Digite um número: ");
            String str = Console.ReadLine();
            num = Convert.ToInt32(str);

            if (num > 0)
            {
                Console.WriteLine("O número digitado é positivo.");
            }
        }
    }
}


Tags curso, csharp

Comentários

comments powered by Disqus