SOBRE O CURSO

O Curso C++ da eXcript parte do princípio que o aluno está iniciando na programação neste momento e por isso, todos os passos iniciais são descritos detalhadamente de modo a permitir que qualquer pessoa seja capaz de aprender C++.

Se você está chegando agora na programação, seja muito bem-vindo e saiba que o nosso curso guiará você pelo caminho de como se tornar um programador C++. Este curso não há pré-requisito, logo, não existe a necessidade de ter qualquer conhecimento prévio.

E A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO?

A Lógica de Programação será ensinada junto com a linguagem C++. O estudo da lógica de programação, normalmente utiliza uma linguagem onde as instruções estão em Português.

Pode até ser interessante para algumas pessoas criar seus primeiros programas numa linguagem onde tudo está em Português, porém, tão logo será necessário aprender as instruções em Inglês, haja vista que todas as linguagens estão nesse idioma.

Por isso, NÃO EXISTE a necessidade de você aprender uma linguagem para depois aprender outra! Ou seja, se você aprende lógica de programação e somente depois parte para o estudo da linguagem que desejas programar, estarás fazendo um caminho muito maior sem necessidade.

Eu Cláudio, o instrutor deste curso, aprendi a programar diretamente numa linguagem de programação, no caso, o Pascal e por isso é que posso lhe garantir: você não precisa estudar outra linguagem para somente então estudar C++! Encurte caminho e adiante sua vida!

C++ E A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Cada estrutura encontrada nas principais linguagens de programação será estudada nesse curso. Assim, você aprendera verificar se uma condição é ou não verdadeira, como também, executar uma instrução por uma quantidade de vezes, invocar e definir funções e etc com a linguagem C++.

Ao término dessas aulas terás o mesmo conhecimento de um aluno que estudou lógica de programação, a diferença, é que você já saberá programar em C++, enquanto que o aluno que iniciou os estudos pela lógica de programação terá que iniciar o estudo do C++ desde o início!

FAQ

POSSO USAR O DEV++?

Sim! Você pode utilizar quaisquer IDE ou mesmo software que permita salvar documento em modo texto.

POSSO UTILIZAR OUTRA IDE?

Sim! É possível acompanhar as aulas utilizando quaisquer IDE do mercado. Porém, esteja certo de que as configurações da IDE estejam corretas, como por exemplo, qual compilador utilizar para compilar e executar o código.

Nunca é demais repetir que não existe um programa que deve ser utilizado obrigatoriamente para construir outros programas. Todas as IDE são, em sua definição mais primitiva, editores de texto puro. Porém, esses software incorporaram uma série de funcionalidades que ajudam no desenvolvimento de software e assim, acabam sendo utilizadas pelos desenvolvedores.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A LINGUAGEM C E A LINGUAGEM C++?

O C++ é uma extensão da linguagem C. Inclusive, o ++ significa incremento e quer dizer que, o C++ é a evolução da Linguagem C. Evolução NÃO É sinônimo de melhor! O C++ é uma linguagem que permite um desenvolvimento melhor estruturado, porém, essa estruturação faz com que o mesmo seja mais lento do que a linguagem C. Até hoje, a linguagem C é amplamente utilizada, bem como o C++ e, há situações em que o C é a melhor opção mas, na maioria das vezes, o C++ é quem será.

A teoria diz que, todo código C é compatível com o código C++ e deve ser compilado sem quaisquer problema ou erro. Então, temos que o C é compatível com o C++, mas o C++ não é compatível com o C. Podemos dizer que todo programa escrito em C, será processado por compiladores C++. Em teoria o conceito é verdadeiro, na prática, é melhor testar para ter certeza!

O que fez da Linguagem C++ uma grande evolução, foi a introdução da Programação Orientada a Objetos, isto é, utilizaram a Linguagem C como base para a construção de uma nova linguagem, que possui a mesma sintaxe, porém, com novas instruções que permitem definir as informações como entidades abstratas de dados que, comumente chamamos de classes, ou então, objetos.

Podemos dizer que a diferença entre a Linguagem C e C++ é que ambas proporcionam o paradigma de programação procedural, e o C++ disponibiliza também, o paradigma de programação orientada a objetos.

Por fim, a POO foi num primeiro momento a maior diferença entre as linguagem, atualmente, há muito mais diferenças, seja na sintaxe da linguagem, seja pelas bibliotecas, seja pela implementação dos compiladores.

Porém, novamente, não se engane! A Linguagem C ainda é muito, mas muito utilizada na construção de aplicações que precisam de alta performance, na construção de drivers, sistemas operacionais, compiladores, emuladores e muitas outras áreas da Ciência e Engenharia. E, acredite, muito provavelmente morreremos, mas a linguagem C ainda estará viva - salvo se o Linux entrar em desuso!

PARA APRENDER C++, É PRECISO ANTES APRENDER C?

Não! A Linguagem C++ é uma evolução da Linguagem C, porém, nenhum autor até hoje escreveu um livro de C++ em que fosse pré-requisito o conhecimento da Linguagem C, isto é, uma linguagem não é pré-requisito para outra. Tanto a linguagem C como a linguagem C++ são consideras linguagens diferentes e independetes.

Obviamente que se você tiver conhecimento de Programação C lhe será bastante útil ao aprenderes C++, porém, se por exemplo, você tivesse conhecimento de Programação JavaScript, seria tão útil quanto o conhecimento da linguagem C! O que é necessário entender é que o conhecimento de qualquer linguagem sempre será válido no estudo de outra - somente isso!

Em outras palavras, temos que o conhecimento prévio de alguma linguagem de programação sempre é meio caminho andado, porém, para fazer o Curso de Programação C++ da eXcript, não é necessário ter conhecimentos prévios, nem a Lógica de Programação faz-se necessário!

C vs C++ vs C#

É comum perguntarem a diferença entre as linguagens C, C++ e C#, como também, se uma é pré-requisito para outra.

Inicialmente, não existe nenhuma linguagem de programação que conheçamos que seja, um pré-requisito ao estudo de outra. Até porque, toda linguagem de programação deve ser independente, isto é, deve fornecer ferramentas para que o programador possa, através da mesma, construir lógias e implementar recursos.

Caso houvesse uma linguagem que fosse dependente de outra, teríamos uma situação em que a linguagem dependente não poderia ser chamada de linguagem de programação e sim, de uma extensão de determinada linguagem.

E qual é a melhor linguagem? C, C++ ou C#? Não existe linguagem melhor do que a outra, o que existe são linguagens que possuem estruturas que resolvem problemas melhor do que outras, somente isso. Assim, quaisquer pessoa que venha afirmar que determinada linguagem é melhor do que outras estará, de 2 uma: (1) incorrendo num erro. (2) querendo dizer que determinadas linguagem resolve um problema melhor do que outra.

O QUE SÃO BIBLIOTECAS?

Em programação, uma biblioteca é normalmente um conjunto de arquivos dentro de uma mesma pasta e que contém dezenas e/ou centenas de arquivos com código-fonte, e dentro destes há milhares de métodos, funções, variáveis, constates e que possui um propósito bem definido. O objetivo é proporcionar a outros programadores um conjunto de recursos para a realização de uma determinada tarefa, como por exemplo, o Desenvolvimento de Jogos, Desenvolvimento Gráfico, Desenvolvimento WEB e etc.

Para o programador que irá utilizar determinada biblioteca, bastará somente ter conhecimento das funcionalidades, isto é, Classe, Funções, Métodos internos e também, ter um pouco de conhecimento sobre a organização dessa biblioteca para que o mesmo seja capaz de utiliza-la.

É POSSÍVEL CONSTRUIR JANELAS COMO BOTÕES E ETC?

Sim e não!

Linguagens de programação como C, C++, Java, Python, PHP, Ruby, JavaScript e etc, são linguagens GENÉRICAS, isto é, servem para vários propósito, como por exemplo, manipular banco de dados, manipular a memória diretamente, OU ENTÃO, manipular a parte gráfica.

Cada plataforma existente, por exemplo, MS-DOS, Linux, Windows, MacOSX e etc, implementam bibliotecas para facilitar o desenho de janelas, botões, caixas de entradas e etc. Essas bibliotecas, desenvolvida pelo fabricante de cada plataforma, são inicialmente utilizado no desenvolvimento do próprio Sistema Operacional e, num momento posterior, é disponibilizado aos programadores uma maneira de acessar esses códigos através da linguagem que eles preferirem.

Por isso, linguagens de programação não possuem relação com as bibliotecas gráficas. Uma linguagem só será capaz de construir janelas e botões num sistema operacional se algum programador desenvolver um código que interaja com as bibliotecas gráficas nativas.

LISTA DAS AULAS

NOME DURAÇÃO
Abertura do Curso de C++
Visão Geral da Linguagem C++
Instalando o Code::Blocks para Desenvolvimento C++
Instalando a IDE CLion para Desenvolvimento em C++
Primeiro Programa em C++
Comentários em C++
Indentação, Espaço em Branco e Ponto e Vírgula em C++
Variável em C++
Tipos Primitivos do C++
Características das Variáveis em C++
Manipulando Variáveis em C++
Nomenclatura de Variáveis em C++
Introdução às Stream em C++
Stream em C++
Manipulação de Dados em C++
Modificadores de Tipo em C++
Operadores Aritméticos do C++
Construindo uma Calculadora com C++
Módulo da Divisão em C++
Operadores Relacionais do C++
Tomada de Decisão em C++
Tomada de Decisão - Estrutura else em C++
Tomada de Decisão - Estrutura else em C++
Operadores Lógicos do C++
Operadores de Atribuíção do C++
Iteração em C++
Estrutura de Repetição for do C++
Operadores de Incremento e Decremento do C++
Tabuada em C++
Estrutura de Repetição while do C++
Programa em Looping em C++
Estrutura de Repetição do-while do C++
Estrutura de Seleção Múltipla switch do C++
Estrutura de Seleção Múltipla switch do C++ (parte II)
Depuração de Código C++
Depuração de Código C++ (parte II)
Depurando com o Clion Código C++
Depurando com o Code::Block Código C++
Blocos de Instrução em C++
Blocos de Instrução em C++ (parte II)
Blocos de Instrução em C++ (parte III)
Operador Ternário do C++
Operador Ternário do C++ (parte 2)
Instrução break do C++
Instrução break do C++ (parte II)
Instrução continue do C++
Precedência de Operadores do C++
Associatividade de Operadores em C++
Introdução aos Arrays em C++
Declaração de Arrays em C++
Arrays - Definições em C++
Inicialização de Arrays em C++
Percorrendo os Elementos de um Array em C++
Calculando a Média Aritmética com Arrays em C++
Arrays Multidimensionais em C++
Manipulação de Arrays Bidimensionais em C++
Laços Aninhados
Função Matricial
Manipulando Planilhas
Introdução às Estruturas
Utilizando struct


Tags curso, cpp, curso de cpp, aula de cpp, eXcript, blog

Comentários

comments powered by Disqus