Nesta segunda aula sobre as estrutura com uma única dimensão faremos um exemplo para aprofundar os conceitos anteriormente estudados. |
Nessa segunda aula de Arrays unidimensionais vamos aprofundar o nosso conhecimento e estudar algumas situações particulares, como por exemplo, adicionar valores no momento da declaração da estrutura.
Semelhante a uma variável, um Array também pode ser inicializado. Ou seja, podemos atribuir valores no momento em que estamos declarando o Array e assim, não temos a necessidade de fazer isso na execução do nosso código, até porque, quando o Array for carregado para a memória, o mesmo já receberá os respectivos valores. A seguir, temos um exemplo:
int[] array = {1,2,3,4,5};
O código acima está criando um Array de inteiros, cuja a referência é 'array' e este contém uma lista de números que estão sendo atribuídos no momento da declaração. Pode-se observar, que ao atribuir os valores no momento da declaração, não precisamos definir a quantidade de elementos que a estrutura terá. Isso porque, o Java entende que a quantidade de elemento é igual a quantidade de valores que foram atribuídos, logo, a quantidade pode ser omitida.
Ainda que estejamos trabalhando com Arrays de inteiros, nós também poderíamos ter declarado um Array de caracteres, por exemplo:
char[] caracteres = {'a','b','c','d'};
Agora, nós dissemos que queremos um Array e cada elemento deve ser do tipo caractere. Em seguida, nós atribuímos uma lista de caracteres pré-definida e assim, não temos a necessidade de definir a quantidade de elementos que o nosso Array deve ter.
EXEMPLO FEITO EM AULA
public class Aula0046 {
public static void main(String[] args) {
int[] array = {78, 20, 56, 89, 1};
System.out.printf("%s%8s\n", "Indice", "Valores");
for(int i = 0; i < array.length; i++)
System.out.printf("%5d%8d\n", i, array[i]);
}
}
Tags curso, java
Comentários
comments powered by Disqus