Nesta aula estudaremos os blocos de instrução de código Java. Também aprenderemos as características que definem esta estrutura e o funcionamento do escopo de nomes. |
O que é um bloco de instrução? Blocos de instrução são seções de código que serão executados quando invocados ou então, quando um condição for verdadeira. Assim, podemos pensar em blocos de instrução como pedaços do nosso código que não serão executados a todos momento, mas sim, no devido momento em que forem invocados ou então, em que uma situação for verdadeira.
No Java, um bloco de instrução é delimitado por um par de chaves. Assim, o início se um bloco é a primeira instrução após a chave de abertura { e o término do bloco é a primeira chave de fechamento }.
É importante observar que se você tiver um bloco de instrução dentro de um bloco de instrução, o fechamento do bloco mais aninhado não fechara o bloco externo, mas sim, o bloco aninhado, por exemplo:
main(){
if(true){
}
}
Acima nós podemos temos um função de nome main(), após o fechamento do parêntesis da função (cabeçalho) nós temos a chave que inicia um bloco, em seguida temos a declaração da instrução if, o cabeçalho dessa instrução e então, abre-se o segundo bloco de instrução. Ou seja, agora nós temos um bloco de instrução dentro de outro bloco de instrução, logo, ao fecharmos um bloco, nós estaremos fechado o bloco mais interno e somente no momento em que colocarmos o segundo caractere (chave - } ) é que estaremos encerrando o bloco de instrução da função main().
EXEMPLO FEITO EM AULA
public class Aula0032 {
static short c = 'd';
public static void main(String[] args) {
short s = 3;
//Bloco de instrução
System.out.println("O programa começou.");
if(1==1){
double d = 1;
c = '1';
s = 1 + 1;
}
{
System.out.println("O mundo é pequeno pra caramba.");
}
}
}
Tags curso, java
Comentários
comments powered by Disqus