Nesta aula estudaremos o conceito de constantes e aprenderemos como definir valor constante em Java. |
CONSTANTES
Constante é uma referência que após defindo um valor, este não podera ser alterado durante o tempo de execução.
Na prática, o funcionamento é semelhante ao uso de variáveis, sendo a única diferença, que após definido um primeiro valor, este não poderá ser alterado.
CONCEITO
Em programação, uma constante é a alocação de uma espaço na memória para guardar um valor durante toda a execução de um programa ou então, durante a execução de um determinado Bloco de Instrução.
As constantes, são bastante semelhante ao funcionamento e uso das variáveis, a diferença, é que não podemos alterar o seu valor em tempo de execução. Se, durante o desenvolvimento de um software, definirmos que uma constante deve conter o valor inteiro 5, está, em hipótese alguma, conseguira alterar o seu valor em tempo de execução.
Quando estamos iniciando na programação, é comum pensarmos que o uso de constantes ao invés de ajudar, atrapalha no desenvolvimento, o que muitas vezes pode ser uma verdade aparente. Assim, partimos do pressuposto que sempre lembraremos que determinada referência não poderá ter o seu valor alterado e então, optamos por trabalhar com uma variável, até porque, a mesma é mais flexível.
Esse tipo de pensamento, sob olhar da teoria está totalmente errado, e no olhar prático, estamos cometendo um erro gigantesco.
Temos que ter em mento, que o objetivo de uma constante, como o nome sugere, é assegurar que determinada informação não será alterada, em hipótese alguma. Trabalhar com constantes faz o nosso programa ser mais seguro e menos propenso a erros. Até porque, estamos garantindo que um valor constante não será alterado durante a execução da aplicação.
Em Java, definimos uma constante colocando a palavra final a frente da declaração, por exemplo:
final int NOME = 0;
Observe a instrução final a frente da declaração. Esta é a responsável por declarar que um determinado membro não poderá ter o seu valor alterado.
Em Java, existe um peculiaridade quando trabalhamos com constantes. Nós podemos declarar uma constante sem inicializá-la. A partir do momento que um valor for atribuído, este não mais poderá ser alterado. Assim, temos a liberdade de definir o valor da constante de maneira dinâmica, o que facilita a programação, porém, pode ocasionar problemas.
Os nomes das constantes sempre devem estar em letra maiúscula, assim, conseguimos distinguir facilmente entre uma variável e uma constante. O Java não nos obriga a definir o nome das constantes com letra maiúscula, porém, essa é uma convenção da comunidade e devemos segui-la.
final double VELOCIDADE_SOM = 340,29;// m/s
final double VELOCIDADE_LUZ = 299.792 458;// m/s
final double PI = 3.14159
EXEMPLO FEITO EM AULA
public class Aula0015 {
public static void main(String[] args) {
/*
* 1) os dados nunca serão alterados
* 2) uma constante tem o seu endereço protegido
* 3) uma cosntante nunca será desalocada
* 4) declaramos uma vez, utilizamos quantas vezes forem necessárias
* */
int var = 10;//declaração de variável
final int constante = 10;//declaração de constantes
System.out.println( var );
System.out.println( constante );
}
}
Tags curso, java
Comentários
comments powered by Disqus