NOME DURAÇÃO
Abertura do Curso de Java
Instalando o JDK e o Eclipse
Ambiente de Desenvolvimento Eclipse
Variáveis em Java
Nomenclatura das Variáveis em Java
Funcionamento das Variáveis no Java
Entrada de Dados no Java
Entranda e Saída de dados em Java
Calculadora em Java
Tomada de Decisão em Java
Tomada de Decisão em Java (Parte II)
Depuração de Código Java no Eclipse
Calculadora em Java (versão 2.0)
Resto da Divisão em Java
Introdução as constantes em Java
Constantes em Java - Exemplo prático
Operadores Lógicos do Java
Tipos Primitivos do Java
Tipos Primitivos do Java (parte II)
Estrutura de Repetição em Java
Estrutura while do Java
O problema das Estruturas de Repetição em Java
Associatividade de Operadores em Java
Precedência de Operadores em Java
Operadores de Atribuição em Java
Operadores de Incremento e Decremento em Java
Estrutura de Repetição do-while em Java
Estrutura de Repetição do-while em Java (parte II)
Estrutura de Repetição for em Java
Estrutura de Repetição for em Java (parte II)
Estrutura de Repetição for em Java (parte III)
Bloco de Instrução em Java
Bloco de Instrução em Java (parte II)
Números Aleatórios em Java
Operador Ternário em Java
Operador Ternário em Java (parte II)
Instrução break em Java
Instrução break em Java - Exemplo de uso
Labels e Estrutura de Repetição em Java
Instrução continue em Java
Palavras Reservadas do Java
Introdução aos Arrays em Java
Array, Vetor, Matriz, Tabela em Java
Array Unidimensional em Java
Formatando Textos em Colunas em Java
Aarrays Unidimensionais em Java (parte II)
Características dos Arrays em Java
Manipulando Arrays em Java
Revisão de Arrays Unidimensionais em Java
Atividade com Array em Java
Atividade com Array em Java (parte II)
Média Aritmética em Java
Arrays Multidimensionais em Java
Arrays Multidimensionais em Java (parte II)
Arrays Multidimensionais em Java (parte III)
Estrutura de Repetição for each
Estrutura de Repetição for each (parte II)
Ciclos aninhados em Java
Função matricial em Java
Manipulando Planilha em Java

Nesta aula vamos estudar diversos conceitos iniciais sobre a linguagem Java e diversas siglas relacionados a linguagem.

O QUE É JAVA?

O Java, em computação, pode ser tanto uma linguagem de programação, como também, o programa que interpreta códigos escritos em Java, ou melhor, bytecodes. Assim, se você ler que o Java é uma linguagem de programação, está correto e também, se você ler que o Java é um interpretador, também estará correto!

JAVA COMO UM PROGRAMA

O Java é um programa como qualquer outro, onde o propósito é interpretar códigos Java. Podemos também dizer que o Java é uma maquina virtual (VM), até porque, o Java é por si só um arquitetura de computador, porém, uma arquitetura projetada para ser executada sobre outra arquitetura.

JAVA COMO LINGUAGEM

O Java é uma linguagem de programação, isto é, uma definição de regras a serem interpretadas por uma Máquina Virtual especializada.

INSTALANDO O JDK (Java Development Kit)

O JDK é o acrônimo de K it de D esenvolvimento J ava. Esse é o kit de desenvolvimento que temos de baixar e instalar no nosso computador para que possamos escrever programas em Java e em seguida, executa-los.

Devemos pensar no JDK como um conjunto de programas contidos num mesmo arquivo executável (instalador) e que contém todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento Java.

SDK ou devkit

A sigla SDK é um acrônimo de S oftware D evelopment K it, ou seja, Kit de Desenvolvimento de Software.

Existem centenas de SDK, por exemplo, temos o SDK para desenvolvimento Java, Android, iOS, Windows e etc. Um SDK deve ser pensado como o conjunto de ferramentas contidas geralmente num único instalador e disponibilizado por algum fabricante de software. Para desenvolvermos em Java, temos que baixar o SDK, que é desenvolvido e disponibilizado gratuitamente pela Oracle.

Tudo que é necessário para o desenvolvimento está contido no SDK, inclusive a Máquina Virtual do Java (JVM), que é o programa que interpreta código Java.

O devkit para desenvolvimento em Java possui o nome de JDK.

O QUE É VM e JVM?

VM é o acrônimo de V irtual M achine, isto é, Máquina Virtual.

Existem dezenas de VM's como por exemplo, a VM que executa programas escritos em Python ou então a Java VM, que executa programas escritos em Java.

A sigla JVM é o acrônimo de J ava V irtual M achine, que numa tradução livre significa: Máquina Virtual do Java.

A JVM é um programa de computador escrito na linguagem de programação C_ e C++_. A função da JVM é interpretar códigos Java.

Um programa escrito na linguagem Java não é convertido para um executável, *.exe ou *.com. Programas escritos em Java, quando compilados, produzem um outro arquivo de mesmo nome mas com outra extensão e este contém, uma série de instruções otimizadas para serem posteriormente executados/interpretados pela JVM.

Então, todos os programas feitos com a linguagem Java serão interpretados por um outro programa chamado de JVM. Por essa razão é que temos que instalar o JDK antes de iniciarmos o desenvolvimento em Java, e também, será por essa razão que os nossos usuários precisarão instalar o Java para que seja possível executar nossos programas.

É possível gerar um arquivo *.exe através de código Java, porém, essa ferramenta não está contida no pacote de desenvolvimento oficial do Java.

O QUE É J2SE E JAVA SE?

O termos J2SE, Java SE são acrônimos de Java Standard Edition, que numa tradução livre, significa, Edição Padrão do Java.

O acrônimo J2SE vem de Java 2 Standard Edition e o número 2 que está contido no meio do nome não possui qualquer significado. Essa é uma maneira de montar alguns tipos de expressões no idioma Inglês. Então, não podemos confundir esse número 2 como sendo um número que possui alguma representatividade. Este número no meio das palavras não passa de uma mera convenção e uma forma de expressão idiomática Inglêsa.

O Java SE é um pacote que contém todas as ferramentas que são necessárias para o desenvolvimento de programas em Java. Neste pacote nós encontramos o interpretador de códigos Java JVM. O compilador de código Java para bytecode, o javac, as API para o desenvolvimento de programas Java, e mais uma centenas de ferramentas e bibliotecas que serão utilizadas no processo de escrita, desenvolvimento e execução de aplicações Java.

Atualmente o JDK e o Java SE são sinônimos como também, motivo de grande confusão. Inclusive, a Oracle chama o JDK e o Java SE atualmente de Java SE Development Kit

O QUE É JRE?

O termo JRE é um acrônimo de J ava R untime E nvironment que numa tradução livre significa, "Ambiente de Execução Java.

Podemos dizer que o JRE é o Java propriamente dito, ou seja, esse é o programa que deve estar instalado num computador para que o mesmo possas executar programas escritos em java.

O JRE é composto pela Java Virtual Machine (JVM), pelas classes do núcleo da plataforma Java e com as bibliotecas que compõem a plataforma Java propriamente dita.

É importante observar que o JRE não é um pacote de desenvolvimento Java, porém, todo computador que desenvolve programas Java terá instalado uma versão do JRE. Normalmente, o JRE é instalado na máquina de um desenvolvedor junto com o JDK / Java SE

O QUE É BYTECODE?

O termo bytecode é utilizado para se referir a uma linguagem intermediária. No caso, temos que bytecode é um conjunto de instruções otimizadas que a JVM interpreta nativamente. É normal dizer que os bytecodes são códigos intermediários, isso porque, esse é o código gerado a partir de um código Java.

Pense em bytecodes como sendo um código gerado a partir do código Java que você escreveu. Logo, a JVM não interpreta as instruções Java propriamente dita, mas sim, um código otimizado que foi gerado a partir das nossas instruções Java.

O QUE É ORIENTAÇÃO A OBJETOS?

Orientação a objetos é uma paradigma de programação, uma técnica de desenvolvimento de software, ou então, uma forma de projetar e desenvolver programas estruturados.

Diz-se que uma linguagem é Orientada a Objetos se essa manipular informações como sendo entidades representativas. Onde cada entidade é chamada de objeto e cada objeto é construido através de uma classe.

O Java é considerado uma linguagem altamente orientada a objetos e essa é a sua principal característica.

Em Java tudo são classes!

No decorrer deste curso, falaremos, diversas vezes sobre orientação a objetos e, desde o primeiro programa que fizermos, no caso, o famoso Hello World já estaremos trabalhando diretamente com conceitos de Orientação a Objetos, mesmo que não saibamos.

CONCLUSÃO

É comum nos assustarmos com a quantidade de siglas e nomes quando iniciamos o estudo de uma linguagem de programação, e isso ocorrerá mesmo quando o estudante já possui noções de programação.

Não vale a pena perder tempo se preocupando em decorar ou tentar memorizar essas siglas "a força". Com vamos assimilando e gravando tanto as nomenclaturas como também os conceitos envolvidos. É interessante ir anotando essas nomenclaturas num papel para de vez em quando revisar rapidamente.

Se você preferir, inicie um blog e vá anotando os conceitos em postagens diferentes e não somente isso, explique os conceitos com suas próprias palavras. Esse é um exercício que nos faz compreender e memorizar rapidamente e também, acaba por ajudar outras pessoas que estão iniciando na programação em Java!



Tags instalar, jdk, eclipse, sdk, vm, jvm, java se, bytecode, curso, java, aula de java, eXcript, blog

Comentários

comments powered by Disqus