Nesta aula, vamos estudar os tipos primitivos do Java, isto é, vamos aprender os tipos quer podemos declarar as nossa variáveis e quais informações cada uma pode receber. |
Nessa aula, iremos estudar os tipos primitivos da linguagem Java como também, a quantidade de memória utilizada por cada um e a sua capacidade de armazenamento. Fato é, que na maior parte do tempo nem percebemos que estamos trabalhando com tipos primitivos, até porque, a manipulação acaba por ser muito semelhante a como manipulamos objetos.
Porém, os tipos primitivos no Java não podem ser estendidos, até porque, só é possível estender classes. Porém, se estudarmos as bibliotecas do Java, veremos que para cada tipo primitivo, há uma classe correspondente, ou seja: ainda que manipulamos valores primitivos, estes, possuem uma classe para representa-los.
Então, os tipos primitivos tem como meta melhorar a performance de execução e a classe correspondente, tem o objetivo de servir as funções e métodos para a manipulação de cada tipo de informação. A seguir, temos a listagem dos tipos primitivos do Java:
EXEMPLO FEITO EM AULA
byte short int long float double char boolean
Os 4 primeiros tipos são inteiros e o que os diferenciam são suas capacidades de armazenamento. Atualmente, é recomendável utilizar somente o tipo inteiro, até porque, com a capacidade atual dos computadores, não está mais valendo a pena o risco de ter uma exceção levantada em tempo de execução nos informando que o valor atribuído a variável é maior do que a sua capacidade de armazenamento.
Em seguida, nós temos os dois tipos de dados que armazenam número de ponto flutuante, são eles: float e double. Em seguida nós temos o tipo char, que possui capacidade de armazenamento de um único caractere e por fim, temos o tipo boolean para o armazenamento de valores lógicos, ou seja, valores do tipo True ou False (verdadeiro ou falso respectivamete).
EXEMPLO FEITO EM AULA
public class Aula0018 {
public static void main(String[] args) {
//Tipos primitivos no Java
boolean b = true;//por padrão, sempre será false
//por padrão, o char é igual a ''
//ocupa 2 bytes, 16 bits
char a = 'a';
}
}
Tags curso, java
Comentários
comments powered by Disqus