Nesta aula iniciaremos o estudo acerca dos Blocos de Instrução, isto é, os blocos que contém as os códigos que devem ser executados um após o outro e por essa razão, foram agrupados com o uso de um par de chaves.

Blocos de instruções são partes de código agrupadas, ou seja, partes de um código que serão executadas em um mesmo momento.

Podemos pensar em blocos de instruções como "regiões" de um código que foi demarcado utilizando um par de chaves. Assim, todo bloco irá iniciar com a chave de abertura e será finalizado com uma chave de fechamento.

Então, podemos dizer que o início de um bloco é a primeira instrução após a chave de abertura {, da mesma forma, o término será após a chave de fechamento }.

É importante observar que se você tiver um bloco de instrução dentro de um bloco de instrução, o fechamento do bloco mais aninhado não fechara o bloco externo, mas sim, o bloco aninhado, por exemplo:

inicio(){

  if(true){
  }

}

Acima nós podemos temos um função de nome inicio().

Após o nome da função, temos 2 parêntesis, um de abertura e outro de fechamento. Estes parêntesis representam o cabeçalho da função.

Em seguida, nós temos uma chave de abertura, ou seja, o início do bloco da função main { e no final do nosso código, nós temos um chave de fechamento, ou seja, a chave de delimita o bloco de instrução da função inicio().

Dentro do bloco de instrução da função início, nós temos uma estrutura IF e esta também possui o seu bloco de instrução e da mesma forma, o seu bloco inicia com uma chave { e é finalizado com a chave de fechamento: }

EXEMPLO FEITO EM AULA

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

/*  ==========                 ==========
    ========== www.eXcript.com ==========
    ==========                 ========== */

int main()
{
    double num = 10;
    char c = 's';

    {
        printf("Bloco 1\n");

        double dinheiro = 3.55;
        printf("O valor eh: %f\n", dinheiro);
    }

    printf("Informe um numero: \n");
    scanf("%lf", &num);

    if(num==50)E:\Claudio\VideoAula\C\0042
        printf("Bloco IF\n");
    else{
        printf("Bloco ELSE\n");
        printf("\n");
    }

    return 0;
}


Tags curso, c

Comentários

comments powered by Disqus