Nesta aula estudaremos os caractere de escape e aprenderemos como utiliza-los junto as nossas String. Assim, poderemos por exemplo, quebrar linhas, ou então, adicionar uma tabulação junto a uma String qualquer.

CARACTERES DE ESCAPE

Os caracteres de escape é uma definição para adicionar as strings marcações que não possui um desenho propriamente dito, porém, que desempenham tarefas bastante importantes na formação e exibição dos textos. Temos, por exemplo, uma quebra de linha. A mesma não possui um caractere que a represente visualmente, até porque, a sua representação visual, é o posicionamento do cursor no canto esquerdo da linha seguinte. O mesmo acontece com a tabulação, não há um desenho que o represente, até porque, o objetivo, é o posicionamento do texto mais a direita do vídeo.

É interessante notar, que os Caracteres de Escape, talvez sejam, a primeira notação de formatação criada na informática. Hoje em dia, por exemplo, o HTML possui uma marcação para representar a quebra de linha, que no caso, é a Tag <br>. Na época, como só havia a necessidade de representar algumas poucas representações, utilizou-se esse sistema.

NOTAÇÃO DE ESCAPE

A notação utilizada e o que define os caracteres de escape, é a barra invertida. Todo Caractere de Escape é formado por uma barra invertida e outro caractere que definirá a ação.

O primeiro caractere, no caso, a barra, define que estamos utilizando a notação de Caracteres de Escape, enquanto que o segundo caractere, representa a ação a ser realizada.

POSSÍVEIS ERROS

Alguns caracteres de escape, talvez não funcionem no editor que estejas utilizando, e também, não tente utilizar os Caracteres de Escape dentro de editores de texto puro, como o Bloco de Notas do Windows, até porque, ao invés de alguma ação ser realizada, os digitos é que serão exibidos.

Caracteres de escape, como por exemplo, o Carriage Return, cuja notação é \r, normalmente, não funciona na plataforma Windows. O mesmo foi amplamente utilizado, na época das impressoras matriciais, até porque, praticamente todo o controle era feito com uso de Caracteres de Escape.

A TABELA DE CARACTERES DE ESCAPE

A seguir, temos as principais Escape Sequence da linguagem C. Os dois primeiro itens, que nos caso, são a quebra de linha n e a tabulação t são os mais utilizados. Porém, é importante observar que muitas vezes precisaremos, por exemplo, imprimir a barra invertida, e então, precisaremos "escapar" a mesma, isto é, precisaremos utilizar um caractere especial para inserir num texto que a barra deve ser utilizada visualmente, e não como um Caractere de Escape.

n - Nova página (line feed) t - Tabulação (tab)

' - Aspa simples " - Aspa dupla

0 - Caractere null (fim de uma String)

? - Interrogação \ - backslash a - Emissão de som b - backspace f - Nova página (form feed) r - Retorno do cursor (carriage return) v - Tabulação Vertical

É comum, por exemplo, precisarmos imprimir um texto e em seguida, posicionar o cursor na linha seguinte. Para isso, basta adicionarmos ao término da string um \n, que no caso, é a notação que representa uma quebra de linha.

ESTUDO DE CASO PRÁTICO

Vamos supor que queiramos imprimir um texto onde uma parte estará numa linha e a outra parte, na linha seguinte. No código a seguir, estamos supondo a situação utilizando um código que possui erro.

#include <stdio.h>

int main() {
    printf("Fala,
galera.");
}

O código acima, simplesmente quebrou a expressão, o que não é permitido pela Linguagem C.

A solução para o código do exemplo anterior, é a utilização de um Caractere de Escape NewLine representado pela notação \n. Assim, corrigindo o exemplo anterior, teríamos um código em que a primeira parte seria impresso numa linha, enquanto a segunda, na linha seguinte.

#include <stdio.h>

int main() {
    printf("Fala, \ngalera.");
}

Observe no código acima, que o Caractere de Escape n está junto a palavra galera, porém o mesmo, será interpretado pela compilador e então, uma quebra de linha será adicionada.

EXEMPLO FEITO EM AULA

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

//  ==========                 ==========
//  ========== www.eXcript.com ==========
//  ==========                 ==========

int main()
{
    /*
        1) \n -> quebramos uma linha
        2) \t -> dar um tab no momento em que estamo imprimindo
        3) \\ -> para imprimir uma barra invertida
        4) \" -> para imprimir uma aspa duplas
        5) \' -> para imprimir uma aspa simples
        6) \0 -> aqui finaliza o nosso texto
    */

    return 0;

}


Tags curso, c, escape sequence

Comentários

comments powered by Disqus