Nesta aula seremos apresentados aos conceitos elementares da linguagem C. Aprenderemos a definir blocos de comentários, as notações existentes e também, aprenderemos o que é indentação e o porque devemos indentar nossos códigos.

O QUE SÃO COMENTÁRIO? O QUE É UMA INSTRUÇÃO?

Comentário é qualquer tipo de texto colocado dentro do nosso código a fim de descrever o que determinada linha está fazendo ou então, para deixar algum lembre.

Instrução são os códigos que utilizamos e que fazem alguma ação. A maior parte das instruções são funções e métodos.

Em C, tudo que estiver escrito seguido de dois parêntesis, é uma função. Essa função pode estar implementada dentro de uma biblioteca padrão, dentro de uma biblioteca de terceiros ou mesmo, dentro do nosso programa.

Nós aprenderemos sobre funções em aulas futuras, até porque, é um assunto avançado. Porém, ainda que não vamos criar as nossas próprias funções, nós utilizaremos varias funções que estão contidas nas bibliotecas do C - ou seja, as bibliotecas que compõem o padrão da linguagem.

Toda instrução no C acaba com um ponto e vírgula, assim, temos que o ponto e virgula é denominado como caractere delimitador de instruções.

Normalmente, escrevemos uma instrução por linha, porém, podemos escrever várias instruções em uma mesma linha, separando as instruções através do caracatere delimitador ponto-e-vírgula.

Assim, temos que o ponto-e-vírgula é o terminador que ira informar ao compilador o fim de um instrução.

INDENTAÇÃO

Indentação é a forma como nós organizamos o nosso código, Ou seja, é uma forma de nós hierarquizarmos todas as linhas do nosso programa a fim de tornar o código mais legível.

A indentação não é obrigatória, porém, é um hábito entre os programadores, e entregar um código não indentado pode ser considerado falta de educação.

Então, sempre que programarmos, devemos organizar o nosso código da melhor maneira possível. Isso nos ajudara no futuro, quando o nosso programa tiver centenas de linhas de códigos.

EXEMPLO FEITO EM AULA

#include <stdio.h>

//  ==========                 ==========
//  ========== www.eXcript.com ==========
//  ==========                 ==========

//comentário de uma única linha

/*
  comentário de várias linhas
*/

void main(){
    printf("ddd");
    return 0;
}


Tags curso, c

Comentários

comments powered by Disqus