Nesta aula estudaremos o módulo da divisão, isto é, o operador que retorna a parte restante de uma divisão. Entenderemos a importância desse operador e os locais em que faremos uso desse recurso.

MÓDULO DA DIVISÃO

Como obter o módulo (resto) da divisão? Módulo da divisão ou então, resto da divisão corresponde a parte "que sobrou" da divisão entre 2 operadores. Igual na matemática, o módulo da divisão é uma propriedade que pode ser utilizada para obtenção e verificação de outras propriedades. Assim, ainda que seja um tema simples, é muito importante e economiza diversas linhas de programação quando fazemos uso corretamente.

Por exemplo, como que podemos saber se um número é ou não par? Há diversas maneiras, das mais simples à mais complexas, que utilizam uma única linha de código como também, que fazem uso de dezenas para a resolução desse problema. No entanto, um número par, SEMPRE terá resto da divisão igual a zero e assim, para conseguirmos saber rapidamente se um número é ou não par, basta somente extrair o módulo entre o número e 2.

Assim, nós temos que um número é par quando o módulo da divisão é igual a zero.

Como podemos saber se um número é redondo, ou seja, 100, 200, 300? Para isso, dividimos o número por 100 e o resultado será igual a um caso o número seja redondo e menor do que 1000 e maior do que zero. Ou seja, essa é mais uma situação onde podemos utilizar essa propriedade matemática.

EXEMPLO FEITO EM AULA

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

//  ==========                 ==========
//  ========== www.eXcript.com ==========
//  ==========                 ==========

int main()
{
    //%

    printf( "%i\n", 3 % 2 );
    printf( "%i\n", 4 % 2 );
    printf( "%i\n", 5 % 2 );
    printf( "%i\n", 6 % 2 );
    printf( "%i\n", 11 % 3 );

    return 0;

}


Tags curso, c

Comentários

comments powered by Disqus