Nesta aula estudaremos a nomenclatura de variáveis em C, ou seja, aprenderemos as regras definidas pela linguagem para a composição de nomes. As regras de nomenclatura aqui estudadas servirão também, para a composição do nomes das funções.

NOMENCLATURA DE VARIÁVEIS

Para dar nomes às variáveis, temos de seguir algumas regras e algumas convenções que a comunidade estabeleceu. As regras que agora estudaremos, serão validas também para definirmos os nomes de constantes e também, o nome de funções e métodos.

Há seguir, temos uma lista que contém os caracteres especiais que não podemos utilizar na composição de nomes, isso porque, esses caracteres desempenham funções especificas da linguagem. Se fosse permitido fazer uso dos mesmos, teríamos situações ambíguas e o compilador não saberia o que fazer. Segue a lista:

1) Caracteres especiais: - ç - ~ - ´ - ' - " - % - & - ( - ) - { - } - [ - ]

Acima, temos as listas dos caracteres especiais que são proibidos na composição de nomes, agora, vamos ver os caracteres numéricos, que utilizamos para compor expressões algébricas:

2) Caracteres numéricos (também são especiais) - + - - - * - /

Tanto os caracteres especiais como também, os caracteres numéricos, possuem funções muito bem definidas na linguagem, por isso essa restrição.

Uma última restrição é a respeito do primeiro caractere do nome de uma variável ou função. Não é permitido que o primeiro caractere seja um número, assim, temos que para o primeiro caractere, faz-se necessário a utilização de uma letra entre a até z.

Lista de nomes de inválidos:

4num = 0
3 = "informe seu nome"
2d = 4

A utilização de números é permitido na composição de nomes, desde que este não seja o primeiro caractere.

Assim, ao definirmos um nome, devemos iniciar com uma letra ou então, com o caractere _ (underline). A seguir, temos alguns exemplos:

int variavel = 5;
char _var = '';
int __idade__ = 19;

EXCEÇÃO

A exceção a regra para composição de nomes é o caractere underline, ou então, o caractere que é um traço na parte inferior dos caracteres. Esse é o único caractere válido e seu uso é permitido tanto no início como também, no fim de qualquer nome.

int contador_ = 55;

EXEMPLO FEITO EM AULA

#include <stdio.h>

//  ==========                 ==========
//  ========== www.eXcript.com ==========
//  ==========                 ==========

int main()
{
    //tipo nomeDaVariavel = valorPadrão;

    int num, num2  = 0;
    double numeroVerificado;

    int num_eros;

    return 0;
}


Tags curso, c

Comentários

comments powered by Disqus