Nesta aula estudaremos os tipos primitivos da linguagem C, ou seja, os tipos definidos pela linguagem para a manipulação das informações em sua forma mais simples.

TIPOS PRIMITIVO

Tipos primitivos são os tipos de informações que a linguagem tem implementada. Por exemplo, o tipo numérico, é um tipo de informação que a linguagem C tem implementada em sua definição.

Também podemos entender os tipos primitivos como sendo os tipos de informação mais simples e básico possível. Ou seja, um caractere, um número, um valor lógico, são os tipos de informação mais simples possível.

Todo sistema computacional ira fazer uso dos tipos primitivos para compor os tipos compostos. Por exemplo, o número de um telefone, é um tipo composto por números e caracteres. E também, cada país tem o seu funcionamento, logo, não há razão para a linguagem implementar esse tipo de informação.

A linguagem C tem definido os seguinte tipos primitivos: - char - int - float - void - double

O tipo char O tipo char é um tipo de informação que é capaz de armazenar um caractere alfanumérico. Geralmente, fazemos uso do tipo char para a construção de cadeias de caracteres, ou seja, um conjunto de letras que formam uma frase ou então, uma palavra qualquer.

O tipo int O tipo int representa os números inteiros. Logo, podemos armazenar tanto números positivos como também, números negativos. Normalmente, o tipo int utiliza 2 bytes de memória e assim, é capaz de armazenar números que estejam no intervalo de -32768 até +32767.

O tipo float O tipo float representa os números com ponto flutuante, os números que contenham casas decimais. Normalmente, o tipo float ocupa 4 bytes de memória.

O tipo double O tipo "double" também representa os número com ponto flutuante, porém, conseguimos com o tipo double, muito mais precisão do que temos com o tipo "float". Isso porque, o tipo double faz uso de 8 bytes e assim, consegue armazenar números numa faixa muito extensa.

O tipo void O tipo void representa um tipo sem tipo. Podemos pensar no tipo void como sendo a representação do vazio ou então do nada. Nós normalmente fazemos uso deste tipo em funções que não irão retornar valores. Logo, dissemos que a função retorna void, isto é, não retorna nenhum valor.

EXEMPLO FEITO EM AULA

#include <stdio.h>

//  ==========                 ==========
//  ========== www.eXcript.com ==========
//  ==========                 ==========

int main()
{
    /*
        1) char - 1 Byte ou seja, 8 bits
        2) int - 2 Bytes - 32768 + 32767
        3) float - 4 Bytes
        4) void - vazio
        5) double - 8 Bytes,

    */

    printf( "" );

    return 0;
}


Tags curso, c

Comentários

comments powered by Disqus