QUEM SOMOS

ORIGEM DO PROJETO eXcript

A eXcript é, inicialmente, um conceito para a produção de videoaulas que, acabou resultando, num projeto de criação. O objetivo inicial, foi criar um documento que contivesse algumas diretrizes para a produção de videoaulas de programação e desenvolvimento de software. [Em breve, será lançado o Manifesto eXcript].

Este documento [o Manifesto eXcript] era pra ter sido lançado ainda em 2014, porém, antes de finalizar o trabalho, resolvemos "tentar" produzir algumas videoaulas utilizando os conceitos que para nós [Cláudio], eram fundamentais - seja para o aluno aprender rapidamemente, seja para o aluno não ficar entediado com o ritmo do curso.

observação
de agora em diante, este texto será escrito na primeira pessoa, haja vista que tudo foi produzido e criado por mim, Cláudio.

O que aconteceu, é que acabei "pegando o gosto" de produzir aulas e assim, protelei o lançamento do Manifesto. Depois de algum tempo gravando, voltei para o texto do meu estudo empírico [o Manifesto] e muitas ideias acabaram por ser alteradas, alguns conceitos que havia estabelecido não funcionaram na prática, enquanto muitos outros, acabaram por ser estabelecidos. Assim, resolvi protelar, mais uma vez, o lançamento do Manifesto eXcript, haja vista que muitas ideias estavam sendo construídas, muitos conceitos estavam sendo estabelecidos e diversos padrões de gravação, produção e acabamento das aulas estavam sendo criados.

Atualmente, acredito, estar finalizando o trabalho e o refinamento das ideias, produzindo um documento que contém os princípios que para mim será: o Curso de Desenvolvimento de Software Perfeito. Hoje, o Manifesto, além de definir princípios para a produção de audiovisual didático, também possui diretrizes para por exemplo, o material de apoio ao aluno, seja em formato de vídeo, em formato de texto, exercícios, gráficos, diagramas, slides ou mesmo, pequenas aplicações interativas no formato de games.

Falei tudo isso somente para dizer que, a motivação inicialo, não foi, produzir videoaulas, mas sim, produzir um documento que tentasse estabelecer alguns conceitos que julgava ser "ideais" na construção de vídeos que objetivam ensinar técnicas de desenvolvimento, ou conceitos de programação.

O que hoje posso dizer é que todas as videoaulas da eXcript são: Produzidas da forma como gostaria de ter aprendido !

QUEM É O CLÁUDIO?

Meu nome é Cláudio Rogério Carvalho Filho, sou brasileiro e alemão, nascido em Blumenau, Santa Catarina em Janeiro de 1985.

Iniciei os estudos sobre Desenvolvimento de Software aos 13 anos, utilizando a Linguagem de Programação Pascal e, desenvolvendo com a IDE Borland Delphi 3. Iniciei no desenvolvimento através de um curso familiar ministrado pelo pai de um amigo que, teve duração de 4 aulas, pois seus filhos desistiram do estudo. A partir desse momento, iniciei minha jornada como um autodidata e, gradativamente, fui aprimorando a capacidade de estudar e aprender sozinho.

Aos 15 anos comecei a trabalhar na empresa de desenvolvimento de software deste amigo e, aos 16, fui demitido por ter invadido os servidores da empresa como "hobby" de fim de tarde. Mesmo assim, nossa amizade perdurou por muitos anos...

Comecei a trabalhar com 15 anos (meio periódo), ILEGALMENTE, na empresa do pai do meu amigo, haja vista que no Brasil, é crime trabalhar com 15 anos! Se, o meu empregador fosse denunciado (a pessoa que ME DEU A OPORTUNIDADE), o mesmo responderia, pasme: Trabalho infantil!

O ex-presidente FHC é comunista, ao contrário do que dizem!

Aos 17 anos, entrei na maior empresa de desenvolvimento de software da região do Vale do Itajaí, tendo participado de um processo seletivo altamente concorrido onde fiquei na segunda posição.

Ainda com 17 anos, após várias decepções com a falta de respeito devido ao fato de sempre ser o funcionário mais novo da empresa e, obviamente, o mais novo da equipe, joguei tudo para o alto e decidi crescer para que então, voltasse a programar.

O brasileiro adora história e estórias sobre jovens prodígios, desde que estes não estejam em suas equipes, humilhando-os diariamente e recebendo $$$ o mesmo!

Não vou relatar aqui os fatos ocorridos que me impulsionaram ao que hoje chamo de: "niilismo anárquico juvenil", mas tratarei deste tema de forma ampla e minuciosa em outra ocasião!

Aprendi a tocar violão, a fazer artesanato Hippie e fui viajar, tanto pelo Brasil, como também, pelos países vizinhos. Fui muito feliz! Numa destas viagens, entrei na Argentina com 30 pesos e, depois de 2 meses, ao retornar ao Brasil, havia uma sobra de 3 pesos que fui trocar na casa de câmbio para pagar o "busão" ;-)

Aos 20 anos, iniciei o desenvolvimento do UltraGED, sistema para gerenciamento de documentos que posteriormente, teve o código vendido a outra empresa. O sistema continua em uso até os dias atuais.

Aos 22 anos, inicie o desenvolvimento do sistema interno da Uniodonto de Santa Catarina, onde projetei, levantei informações e iniciei o desenvolvimento da aplicação que tornar-se-ia a responsável pela administração de toda a cooperativa. Hoje, o software é utilizado por mais de 50 usuários simultaneos, em mais de 6 sedes distintas, espalhadas pelo estado de Santa Catarina. O sistema é executada sob a plataforma Windows e foi integrado a Web sob uma gambiarra que tornasse possível a utilização do banco de dados antigo (MDB), com o banco de dados do novo sistema Postgres. Projetei o sistema junto com o chefe de TI da Cooperativa que, havia desenvolvido o sistema administrativo vigente e viria ser substituído.

No final de 2013, iniciei um estudo sobre a produção de videoaulas e conteúdos audiovisuais de modo geral. Levantei diversas informações do que julgava ser o "ideal" e então, resolvi colocar em prática as teorias por mim descritas.

Assim, nasceu o projeto eXcript, cujo nome faz menção a Script, isto é, roteiro, enquanto que o X, vem da parte gráfica do sistema operacional Unix. Logo, eXcript, significa, "Desenvolvimento de Script para a produção audiovisual".

Ainda em 2013, fiz as primeiras gravações, cuja qualidade deixou a desejar. Nesse interim, estudei técnicas de gravação, narração e principalmente de edição de vídeo. Por volta da décima vídeo aula produzida como teste, consegui atingir um nível de qualidade que me satisfez e, desde então, comecei a produzir videoaulas de vários temas e diversas linguagens. ( Link do primeiro trabalho que atingiu nível de qualidade mínimo por mim exigido ).

Fiquei produzindo aulas desde o final de 2013 até fevereiro de 2014 sem publicar quaisquer material, ou mesmo, submeter quaisquer gravação ao escrutínio de amigos e parentes. Tendo em vista de que todos estavam viajando e eu [recentemente voltado à casa e ao Brasil] produzindo, acabei colocando em prática, o que anteriormente havia planejado.

Somente em Fevereiro de 2014 é que resolvi tornar público todos os vídeos produzidos, em torno de 130 aulas. No dia de 22 de fevereiro de 2014 iniciei o envio de tudo que havia feito "nas férias". Na madrugada do dia 23 de Fevereiro de 2014, o canal eXcript foi bloqueado pelo YouTube por "suspeita de pirataria" com uma mensagem informando que: um "humano" avaliaria o conteúdo e que o canal estava suspenso temporariamente. Sinceramente, fiquei espantado, porém, em seguida, me senti feliz: "será que o sistema de avaliação do YouTube julgou haver bastante qualidade nas videoaulas e, uma quantidade absurda para uma primeira postagem?", pensei. Até hoje não sei.

Hoje, em 2016, a eXcript está com mais 60 mil inscritos em seu canal do YouTube, uma média de 10 mil visualizações dia e, até o momento, foram assistidos 11.527.644 minutos de vídeo, o que representa, 192,127.4 horas ou então, ~3202 dias de aulas assistidas!

Hoje, o projeto eXcript é o maior projeto de ensino gratuito de desenvolvido em Português. A eXcript é, sem dúvida, a maior, ou uma das maiores iniciativa gratuitas e aberta em alta-definição, com excelente produção audiovisual, altíssima qualidade técnica e principalmente: não possui quaisquer interferência externa!