Nesta aula teremos uma instrução sobre a estrutura Array. Aprenderemos a relação entre um Arranjo matemático e um Array e estudaremos as principais características e recursos que os Arrays nos proporcionam. |
INTRODUÇÃO
Um array é um conjunto de elementos contidos numa mesma estrutura onde é possível definir um chave para cada elemento. Quando pensamos em Arrays, devemos pensar numa estrutura que contém uma lista de elementos e o tipo de cada elemento é indiferente. Em um Array, cada elemento deve, por definição, possuir uma chave diferente dos demais, até porque, a única forma para recuperarmos uma elemento é através de sua chave.
É importante perceber que o conceito de Array em PHP é diferente do conceito clássico de Array. Então, o nome pode num primeiro momento enganar os programadores que conhecem a definição classica de Array. Por isso é importante deixar claro que a definição de Array em PHP é bastante diferente da definição encontrada em linguagem como C e C++.
- Os arrays não possuem tipo de dado
- É possível adicionar, alterar e remover elementos
Array para o PHP é uma estrutura de lista que pode ou não funcionar como os Arrays funcionam em linguagens como C++, Pascal e etc. Então, temos que encarar o estudo da estrutura Array do PHP de maneira diferenciada e principalmente, entender que basicamente, qualquer tipo de lista que viermos a precisar, pode ser construida com a estrutura Array e suas dezenas de funções auxiliares.
Podemos dizer que existem 3 abordagens, ou então, formas de trabalhar com Arrays. É comum encontrarmos essas 3 definições na maior parte da literatura, porém, como aprenderemos, a verdade é que existe uma única definição e as outras abordagens não passam de abordagens distintas de uma mesma definição.
- Array Indexados (numéricos)
- Array Associativos (mapas)
- Arrays Multidimensionais
EXEMPLO FEITO EM AULA
$a = array(1,2,3);
print_r($a);
Tags curso, php
Comentários
comments powered by Disqus