Nesta aula o que são membros de classe, como defini-los e quais as características de melhores formas para defini-los e utiliza-los pelas nossas classes. |
ADICIONANDO MEMBROS À NOSSA CLASSE PESSOA
Estudamos que uma classe é um projeto e que quando executada se tornará num objeto. Assim, ao criarmos uma instância da classe, teremos um objeto construido a partir do código implementado nessa classe. Todo objeto, virtual ou físico, possui por definição do termo "objeto" atributos, ou seja, um objeto físico sempre possui uma cor, um peso, um formato e etc, já, um objeto virtual pode ter esses atributos ou então, qualquer outro.
Como estudamos, podemos definir variáveis em quaisquer parte do nosso código e utilizar estas para armazenarmos o que bem entendermos. O conceito por detrás da definição de variáveis dentro do escopo de classe é fazer com que a informação dessa variável esteja relacionada a outras informação de determinado objeto. Por isso a definição de propriedades e por isso a utilização de variáveis.
Cada instância terá todas as variáveis definidas em seu projeto, isto é, em sua classe. Logo, a alteração de uma variável na instância A não implica na alteração da variável de mesmo nome na instância B. Ambas instâncias forma criadas de um mesmo projeto, no entanto, são objetos distintos e a unica relação entre ambos é o projeto de sua construção.
class Pessoa {
var $nome;
}
Toda variável contida em nossa classe é chamada de membro de classe, ou então, de propriedade ou atributo. Assim, temos que um objeto possui propriedades e estas são armazenadas nas variáveis que foram declaradas no escopo da classe da sua origem.
Cada nova instância irá possuir as suas proprias propriedades e essas só poderão ser acessadas através da instância em que estão contidas.
PALAVRA-CHAVE var E public
A declaração de variáveis numa classe ocorre de maneira um pouco diferente daquela que estudamos anteriormente, no início do nosso Curso de PHP. Aprendemos que basta definirmos um nome a atribuirmos a este um valor que já teremos uma variável. O que na declaração de variáveis dentro de classe é que a mesma deve ser precedida pelo seu nível de visibilidade. Inicialmente, estudaremos que as variáveis dentro de classe devem ser precedidas com a palavra-chave public. No caso, estudaremos dessa forma pois estamos dizendo que todas as variáveis podem ser acessadas externamente, bastando somente a utilização de seu nome.
Ainda é bastante comum encontrarmos código legado utilizando a palavra-chave para declaração de variáveis var. Porém, essa é uma forma de declaração que entrou em desuso e o correto, atualmente, é utilizar uma das 3 opções:
- public
- private
- protected
Estas 3 palavra-chaves, como pode ser deduzido, definem o nível de visibilidade que cada membro de classe terá. Nesse momento não estudaremos a visibilidade dos membros, então, utilizaremos em todos os exemplos a palavra-chave public. Neste curso teremos, no mínimo, uma aulas para estudarmos a visibilidade dos membros de classe.
EXEMPLO FEITO EM AULA
class Pessoa{
public $nome;
public $idade;
var $teste;
}
No código acima que foi feito na vídeo-aula, estamos definindo 3 variáveis públicas. As 2 primeiras estão precedidas pela palavra-chave public e a última pela palavra-chave var.
Como já dito, a declaração de variáveis com o uso da palavra-chave var não deve ser utilizada e só estamos demonstrando seu uso pois, ainda existe códigos definidos dessa maneira.
VEJA TAMBÉM
- Aula 91: Primeira Classe
- Aula 92: Primeira Classe
- Aula 93: Criação de Objetos
- Aula 94: Acessando Membros de Classe
- Aula 95: Implementando Funcionalidades na Classe
- Aula 96: Pseudo variável $this
- Aula 97: Gerenciando atributos de Classe
- Aula 98: Construtor
- Aula 99: Construtores Personalizados
- Aula 100: Destrutores
- Aula 101: Encapsulamento I
- Aula 102: Encapsulamento II
- Aula 103: Herança I
- Aula 104: Herança II
- Aula 105: Modificadores de Acesso
- Aula 106: Visibilidade das Funções
- Aula 107: Funções Modificadoras
Tags curso, php, programação orientada a objetos, poo, classe, objeto, instância, blog
Comentários
comments powered by Disqus