Nesta aula daremos início ao estudo das variáveis em PHP. Inicialmente, aprendemos as definições fundamentais e também, praticaremos o que formos estudando a fim de melhor entender os conceitos. |
O QUE É UMA VARIÁVEL?
Variável é um espaço de memória que foi reservado pelo nosso programa para que possamos guardar informações temporariamente.
O armazenamento é temporário porque utilizamos a memória RAM (Random Access Memory), que são memória rápidas, porém, só armazenam as informações enquanto estiverem recebendo energia.
Programas utilizam dezenas de variáveis, e a razão é simples: programas são construídos para manipular informações. As variáveis desempenham o papel de alocar um espaço de memória baseado no tipo de informação que será utilizado.
A maneira mais simples para manipularmos uma informação, é declarando uma variável e atribuindo a esta a informação que precisamos manipular.
Toda vez que um programa manipula uma informação, inicialmente ele carrega a informação para a memória RAM, através da declaração de uma variável e em seguida, da-se início ao processamento dessa informação.
Variáveis são as estruturas mais simples e rápidas que todas linguagens de programação disponibilizam. É uma estrutura simples e na maior parte das vezes, o seu funcionamento está encapsulado, isto é, o programador não sabe como que a informação é manipulada, este somente faz uso da variável.
COMO AS VARIÁVEIS FUNCIONAM?
Pense numa variável como um espaço físico identificado por um número que é reservado para o armazenamento temporário de informações. O número de espaço físico é substituido pelo nome que damos a nossa variável, até porque, é mais fácil para os usamos manipularem textos do que trabalhar com números abstratos e que não representam nada.
QUAL MEMÓRIA É UTILIZADA?
Utilizamos a memória RAM (Random Access Memory) que numa tradução livre seria: Memória de acesso aleatório. A memória RAM é a memória que armazena informações por espaços curto de tempo (armazenamento temporário) e para o seu funcionamento, necessita de energia elétrica constante, até porque, as informações são mantidas como caragas elétricas.
Quedas de energia ou a reinicialização do hardware ocasionam a remoção de qualquer informação contida na memória RAM de forma natural, isto é, sem energia, as cargas elétricas deixam de existir.
O QUE É UMA REFERÊNCIA?
Referência é o nome de qualquer variável. Se você conhece o sistema de identificação de computadores IP, você entende o que é uma variável na memória.
Um IP identifica um dispositivo dentro da rede TCP/IP. Como o ser humano tem dificuldade para memorizar números, optou-se por utilizar palavras, ou seja, URL. Assim, o site www.excript.com aponta para um IP e este possui o site da eXcript.
O nome que direciona a um IP é uma 'mascara', o nome que direciona a um número de uma região na memória é uma mascara que chamamos de referência.
QUANTAS VARIÁVEIS PODEMOS DECLARAR?
Não existe limitação quanto a quantidade de variáveis, o que é limitado, é a quantidade de espaço disponível de memória RAM.
Por isso, podemos armazenar um número infinito de variáveis e estas utilizarão uma quantidade mínima de 1 byte, logo, conseguimos estimar a quantidade de variáveis, isso se descontarmos o espaço que os outros programas e sistemas operacionais utilizam.
EXEMPLO FEITO EM AULA
$valor = "minha variavel";
echo $valor;
$num = 10;
echo $num;
Tags curso, php
Comentários
comments powered by Disqus