Nesta aula estudaremos a atribuição múltipla, uma ferramenta da linguagem Python para atribuirmos vários valores a várias variáveis numa única expressão. |
INTRODUÇÃO

A atribuição de valores é uma tarefa corriqueira e essencial no desenvolvimento de software. Algumas linguagens como o Python, definem notações diferente para atribuição, permitindo assim, por exemplo, inicializar várias variáveis ou então, atribuir valores diferentes para diferentes variáveis numa mesma expressão.
Nosso objetivo nessa aula é o estudo da atribuição múltipla, isto é, a atribuição de vários valores a várias variáveis numa mesma expressão. Dessa forma, teremos em ambos lados do operador de atribuição um conjunto de variáveis e de valores.
ATRIBUIÇÃO MULTIPLA
A atribuição múltipla é a capacidade de atribuir um conjunto de valores a um conjunto de variáveis. Ambos conjuntos precisam, obrigatoriamente, possuir a mesma quantidade de elementos, isto é, a quantidade de variáveis a esquerda deve ter a mesma quantidade de valores a direita, como pode ser visto no código a seguir.
x, y = 10, 20
No código acima, estamos declarando e atribuindo valores a 2 variáveis. A primeira variável de nome a, está sendo atribuido o valor 1, e a segundo variável de nome b, esta sendo atribuido o valor 2.
A ordem em que as variáveis estão dispostas a esquerda, receberá, na mesma ordem, os respectivos valores a direita.
Assim, sendo a variável a a primeira, e a variável b a segunda, estas receberam, respectivamente, o primeiro valor, e o segundo valor, respectivamente, definido no lado direito do operador de atribuição.
FUNCIONAMENTO DA ATRIBUIÇÃO MÚLTIPLA
A atribuição múltipla é a atribuição de uma tupla a outra, onde os valores da tupla a direita do sinal de atribuição, serão atribuídos, para as respectivas variáveis, na dupla do lado esquerdo do sinal de atribuição.
Não estudamos ainda as tuplas, porém, pense nas mesmas como sendo estruturas de valores em que cada valor é separado dos demais pelo uso de vírgulas. Segue o link onde estudaremos as estruturas de Tuplas do Python.
A atribuição múltipla é um recurso da linguagem Python que acaba sendo, uma consequência da definição da linguagem. Isso porque, a notação para definição de tuplas se dá pelo uso de vírgula, assim, todas as vezes em que tivermos um conjunto de objetos dispostos em ordem e separados por vírgulas, está disposição, será reconhecida pela linguagem, como sendo uma tupla e a funcionalidade da atribuição múltipla, acaba sendo, uma consequência da definição de tupla e não um recurso da linguagem |
No código abaixo, declaramos 3 variáveis e estamos inicializando-as com os números 1, 2 e 3 respectivamente. Como podemos observar, a notação de tupla está sendo utilizada em ambos os lados da atribuição! Assim, podemos dizer que, estamos atribuindo, uma tupla a outra, onde a primeira tupla é composta pelos elementos a, b, c e a segunda tupla, pelos elementos, 1, 2, 3.
a, b, c = 1, 2, 3
Da mesma forma, temos que a notação a seguir, que torna explicito o uso de tupla, é totalmente válida e funcional.
(x, y) = (1,2)
No código acima, declaramos 2 variáveis, respectivamente, x e y e delimitamo-as por parêntesis, o que diz ao Python que estamos trabalhando com Tuplas. Ainda assim, ambas variáveis, a e b foram declaradas no escopo local e inicializadas com os valores 1 e 2 respectivamente.
Essa é uma notação ambigua e funcional e que torna toda a linguagem muito mais coesa. Como veremos, há outras situações onde o Python possui ambiguidades funcionais e que são, muito úteis.
Essa é uma das raras ocasiões em que a linguagem possui ambiguidades, até porque, uma das características do Python é não repetir a si mesmo. Novamente, o que possibilita 2 definições para uso da atribuição múltipla decorre da notação utilizada para a definição de tuplas! |
VEJA TAMBÉM
Tags curso, python, atribuição, atribuição múltipla, blog
Comentários
comments powered by Disqus