Nesta aula estudaremos os principais recursos e características da linguagem Python e analisaremos em detalhe alguns aspecto que do Python uma das linguagens com maior crescimento nos últimos anos. Discutiremos as dificuldade nos estudo da linguagem, a sintaxe, o código resultante e a complexidade na manutenção de aplicações. |
RECURSOS DA LINGUAGEM
São várias as características do Python que o tornam uma linguagem tão promissora e, que atrai a cada dia, mais desenvolvedores. A seguir, foram elucidados alguma dessas características e junto, uma breve descrição.
- fácil de aprender
- O Python é uma linguagem fácil de ser aprendida e poderosa para trabalharmos. A mesma possui uma sintaxe limpa e clara, como também, contém um conjunto de bibliotecas estáveis e bem estruturadas.
- fácil leitura e compreensão
- A sintaxe da linguagem é minimalista, isso é, mantém somente o necessário, o que torna o código escrito, muitas vezes, a um texto em Inglês.
- fácil manutenção
- Em decorrência da simplicidade sintática e da excelente estruturação das bibliotecas, a manutenção de códigos, seja aquele que desenvolvemos ou mesmo de terceiros, muito mais fácil e compreensível.
- multiplataforma
- O interpretador do Python é escrito com a Linguagem C e C++, assim, o mesmo pode ser portado a todas as plataformas que possuam compiladores para a linguagem. Tendo em vista que o C++ é a linguagem mais difundida e a base de praticamente toda a informática, temos compiladores nativos ou portados para quase todas as plataformas existentes.
- modo interativo
- Sendo o Python uma linguagem interpretada, foi possível o desenvolvimento de ferramentas interativas, isto é, ferramentas majoritariamente em linha de comando, onde podemos executar instruções e analisar a saída.
Os tópicos aqui elucidados estão longe de esgotar os recursos do Python! Por essa razão, continuaremos o nosso estudo sobre as principais características e recursos da linguagem na próxima aula.
Tags curso, python, caracteristica do python, recursos do python, blog
Comentários
comments powered by Disqus