Nesta aula estudaremos as principais características do banco de dados SQLite. |
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Nesta aula estudaremos as principais características do banco de dados SQLite, bem como suas particularidades e sua integração junto ao código do Python. Nosso objetivo é fornecer um conhecimento mínimo dos recursos e o que temos a disposição.
- motor de banco de dados
- O SQLite é um motor de banco de dados escrito com a Linguagem C. Todas as operações são feitas localmente e todos os dados são acessados diretamente do local onde a base está armazenada. As linguagens como o Python acessam os recursos através de uma interface de acesso pública disponibilizada pelo fabricante. Desta forma, os dados são lidos e processados a cada requisição pelo motor de banco de dados que vem acoplado a interface e e que suporta os principais recursos disponibilizados pelos principais bancos de dados relacionais.
- instalação inferior a 500kb
- O motor do banco de dados é um código escrito em C que, quando executado, utiliza menos de 500kb de memória, o que o torna perfeito para uso nos mais diversos dispositivos, e computadores pessoais.
- conexão via path
- Nos conectamos a base de dados através do PATH do sistema operacional onde a mesma está armazenada. Em seguida, o motor do banco de dados realiza as operações necessárias, atualiza o arquivos, fecha a conexão e retorna, através de uma função de callback os dados ou a confirmação do que foi solicitado. Assim, não há quaisquer instância em execução em outro computador ou mesmo localmente, tudo está otimizado para o acesso local.
- pre-configurado
- Por padrão, basta executarmos uma Query que cria uma nova base de dados para termos um novo banco criado e já configurado para uso. Desta forma, temos que o driver de acesso ou a base gerada precisam ser configurado, salvo em ocasiões em que estivermos trabalhando com algo bastante especializado.
- dispensa inicialização
- O SQLite é acessado e gerenciado através de uma biblioteca local, como já estudado. Assim, temos que o mesmo dispensa uma instancia para o seu correto funcionamento, logo, todas as transações são gerenciadas através do driver que estará disponível em todos os computadores que precisarem acessar a base.
- domínio público
- Atualmente, o código do banco de dados está disponibilizado como domínio público, ou seja, o código atualmente pertence a toda a humanidade e ninguém pode requerer direitos autorais ou royalties pela sua utilização, seja em softwares livres ou privados.
- multiplataforma
- A linguagem C possui compiladores para as mais diversas plataformas e estes funcionam de maneira relativamente igual. Desta forma, uma mesma base pode ser acessada por diferentes dispositivos sob diferentes sistemas operacionais e tudo deverá, teoricamente, funcionar sem maiores complicações.
LINKS EXTERNOS
Tags python, sqlite, driver, banco de dados
Comentários
comments powered by Disqus