Nessa aula vamos estudar o conceito de lista analisado sob o conceito de Estrutura de Dados. Analisaremos a definição primitiva de lista, como também, a definição primitiva de itens, ou seja, os elementos contidos numa lista. |
INTRODUÇÃO ÀS LISTAS
Lista é uma sequência finita de elementos.
A lista uma estrutura de dados amplamente utilizada no desenvolvimento de software.
Estrutura de dados constituída por uma seqüência ordenada e finita de itens (os quais podem, inclusive, ser outras listas, ditas sublistas), e que pode ser modificada com a inserção, exclusão e reordenamento dos itens.
—Dicionário Aurélio.
Aparentemente, todas as listas são iguais, porém, isso não é verdade!
As listas são classificadas conforme o ordenamento dado aos seus elementos. Então, podemos dizer que exitem infinitos tipos de listas, até porque, existem infinitas maneiras de ordenarmos e organizarmos os itens de uma lista, sejam eles iguais, sejam diferentes.
O conceito de lista é intuitivo e a forma mais primitiva de organização de conjuntos de elementos. Todo dia temos uma lista de afazeres e no final do dia, uma lista de tarefas realizadas. Temos listas de telefone, de amigos, inimigos, de produtos a serem vendidos, listas do que deve ser comprado, do que pode e não pode ser feito e etc.
Todo programa é uma lista de instruções que serão executados numa ordem determinado pelo programdor. Por isso, a lista é um dos conceito mais utilizado na computação até porque, a principal tarefa do computador é processar listas.
PRINCÍPIOS DAS LISTAS
Toda lista pode conter 0, n
ou infinitos elementos. A lista é uma Estrutura de Dados propriamente dita, e os elementos que a compõem, podem ser qualquer um, inclusive outras listas.
MANIPULAÇÃO DE LISTAS
A lista contém 4 conceitos fundamentais:
- Adição
- Alteração [da disposição dos elementos]
- Exclusão
- Leitura
Nem toda lista permitirá a adição, alteração ou exclusão de itens, porém, a capacidade de leitura é obrigatória.
É importante entender que a lista possui um conjunto de propriedades e funções que a definem e, todo elemento contido nesta lista também poderá ter um conjunto de funções.
TIPOS DE LISTA
O conceito mais simples de lista é aquela onde temos uma série de elementos. Os vários tipos de definições de lista dizem respeito a forma como os elementos são organizados, ou então, as ações conjuntas ligadas a inclusão e remoção de elementos.
VEJA TAMBÉM
- Aula: Lista, Pilha, Array, Set em Python
- Aula: A classe list do Python
- Aula: Classe list - Conceitos Avançados do Python
- Aula: Funções da Classe list do Python
- Aula: Iteração de Listas em Python
- Aula: Fatiando Listas em Python
- Aula: Incluindo, Alterando e Excluindo Elementos no Python
- Aula: Ordenamento de Listas em Python
- Aula: Quantidade de Itens em Python
Tags curso, python, list, tupla, lista, pilha, fila, blog
Comentários
comments powered by Disqus