Nesta aula estudaremos a instrução "if" junto com a instrução "else" que é uma ferramenta para definirmos o que deve acontecer nas situações em que a expressão avaliada não for verdadeira. |
INTRODUÇÃO À ESTRUTURA else
A Tomada de Decisão é composta por uma expressão a ser avaliada e o que deve acontecer caso a expressão seja verdadeira ou então, caso a expressão seja falsa. Por padrão, o bloco de instrução que estiver abaixo da instrução if será executado quando a expressão contida na estrutura if for verdadeira.
A estrutura else por sua vez, é uma instrução complementar da estrutura if. A palavra else do Inglês, significa SENÃO e com esta, definiremos o bloco de instrução a ser executado todas as vezes que a expressão definida for igual a falso.
O bloco que estiver na linha seguinte a instrução if será o bloco de instrução a ser executados todas as vezes que a condição for verdadeira, enquanto que o bloco que estiver na linha seguinte a instrução else será executado todas as vezes que a expressão for falsa.

ANÁLISE GRÁFICA
Na imagem a seguir temos a representação gráfica da tomada de decisão em que é definido o bloco de instrução que é executado caso o valor da expressão seja verdadeiro, ou então, o bloco de instrução que será executado caso o valor da expressão seja igual a falso.
O gráfico a seguir é bastante semelhante ao estudado na aula anterior, no caso, quando estudamos a tomada de decisão a utilização do bloco de instrução a ser executado caso o valor da expressão seja igual a falso.

Na imagem acima assumimos que a execução do programa ocorre da esquerda para a direita. Assim, temos no extremo esquerdo um círculo preto que representa o início, ou então, as instruções que foram executadas anteriormente.
Feito isso, chegamos na tomada de decisão, que é representado por um losango. O losango representa as 2 situações possíveis na avaliação de quaisquer expressão, isto é, o resultado por ser verdadeiro ou falso.
Caso seja verdadeiro, a execução está demonstrada na parte superior, onde temos a execução de um bloco de instrução e na sequência, o programa continua sua execução normalmente.
Na parte inferior, temos a execução do bloco de instrução para caso o valor da expressão seja falso. Como pode ser visto, um outro bloco de instrução é executado a a execução do nosso programa continua normalmente.
A ESTRUTURA else
A instrução else é uma instrução dependente, isto é, uma instrução que não pode ser utilizada sozinha. A seguir, temos um exemplo, utilizando a instrução if junto a instrução else, porém, com as instruções traduzidas para o Português.
#coding: utf-8
SE( verdadeiro )
faça_isso()
SENÃO
faça_aquilo()
No código acima, estamos verificando uma condição e, caso o resultado seja verdadeiro, o bloco de instrução na linha seguinte a instrução SE é executado. Senão, caso o valor da expressão definida no cabeçalho da instrução if não seja verdadeiro, o bloco de instrução definido na linha seguinte a instrução SENÃO é o que executado.
UM EXEMPLO PRÁTICO
Agora, vamos fazer um exemplo para estudarmos a utilização da estrutura de decisão if junto a instrução else.
O exemplo que faremos pedirá para o usuário digitar um número par. Em em seguida, com uso da instrução if, verificaremos se o número digitado realmente é ou não é par. Caso seja, imprimiremos na tela a frase "O número digitado é par." do contrário, imprimiremos, "O número digitado é ímpar."
#coding: utf-8
num = int(input("Digite um número par: "))
if(not num % 2):
print("O número digitado é par.")
else:
print("O número digitado é ímpar.")
EXEMPLO FEITO EM AULA
#coding: utf-8
acao = int(input("Digite '1' para sim e digite '2' para não: "))
if(acao==1):
print("Você disse que sim!")
else:
if(acao==2):
print("Você disse que não!")
else:
print("O número digitado não é '1' e nem '2'!!!")
LINKS EXTERNOS
VEJA TAMBÉM
Tags curso, python, if, tomada de decisão, se, senão, blog
Comentários
comments powered by Disqus