NOME DURAÇÃO
Curso de Python
Primeira Aula de Python
Como Instalar o Python no Windows
Características do Python
Recursos do Python
IDLE - Modo Interativo do Python
Instalando o PyCharm no Windows
Primeiro programa em Python
Comentários em Python
Indentação do código Python
Variáveis em Python
Características das Variáveis em Python
Nomenclatura das Variáveis em Python
Tipos de dados em Python
Variáveis do tipo Ponto Flutuante do Python
Entrada de Dados em Python
Operadores Aritméticos do Python
Módulo da Divisão em Python
Potenciação e Radiciação em Python
Operadores Relacionais do Python
Tomada de Decisão em Python
Estrutura if e else em Python
Depurando código Python
Operadores Relacionais Compostos do Python
Operadores Relacionais na Prática em Python
Operadores Lógicos em Python
Blocos de Instrução em Python
Blocos de Instrução em Python (Parte II)
Blocos de Instrução Python na Prática
Escopo de Nomes em Python
Estrutura de Atribuição Simples do Python
Atribuição Múltipla em Python
Operadores de Atribuição Compostos do Python
Atribuição Condicional em Python
Iteração em Python
Laços de Repetição do Python
Estrutura de repetição while em Python
A instrução for em Python
A função range() do Python
O for loop e a função range() do Python
Instrução break do Python
Instrução continue em Python
Estruturas de Dados Lista em Python
Lista, Pilha, Array, Set em Python
A classe list do Python
Classe list - Conceitos Avançados do Python
Funções da Classe list do Python
Iteração de Listas em Python
Fatiando Listas em Python
Incluindo, Alterando e Excluindo Elementos no Python
Ordenamento de Listas em Python
Quantidade de Itens em Python
Tuplas em Python
Operadores in e not in do Python
Operadores and, or e in do Python
Exemplo com Operador in em Python
Introdução às Strings em Python
Fatiando Strings com Python
Funções das Strings no Python
Comparação de Strings em Python
Iterando Strings em Python
Introdução aos Dicionários do Python
Dicionários na Prática com Python
Funções dos Dicionários no Python
Introdução às Funções em Python
Parâmetros de Função em Python
Parâmetros default em Python
Argumento de Função Nomeado vs Posicional em Python
Retornando Valores pelas Funções em Python

Nesta aula estudaremos as principais funções realizadas em lista, como por exemplo, inclusão, alteração e exclusão. Também estudaremos a exclusão de elemento em intervalos e funções que retornam e removem elementos automaticamente.

INTRODUÇÃO

Nas aulas passadas estudamos diversos conceitos sobre as listas e também, aprendemos como trablhar com algumas funções. Nessa aula, nos dedicaremos, ao estudo das 3 principais funcionalidades que são a inclusão, alteração e exclusão de elememtos.

O código a seguir, deve ser utilizado como base em todos os exemplos desta aula. A cada novo título, deve-se recriar as listas para conseguir um resultado igual.

>>> A = ["a", "b", "c" ]
>>> B = ["d", "e", "f" ]

ADICIONANDO ELEMENTO

A função append(), do inglês, significa "anexar", logo, aqui no Python, essa função irá adicionar o elemento passado como argumento ao final da lista, por exemplo:

#coding: utf-8

>>> A.append("x")
>>> A
["a", "b", "c", "x"]

Como podemos ver, agora, o ELEMENTO "x" foi anexado a lista A.

FUNÇÃO insert()

A função insert(), como o nome sugere, faz a inserção de um elemento em nossa lista, porém, agora, nós vamos informar em qual posição o elemento será inserido. Ou seja, enquanto a função append() adiciona um elemento no final da lista, a função insert() adiciona um elemento no local em que nós especificarmos, por exemplo:

#coding: utf-8

>>> A.insert(0, "y")
>>> A
["y", "a", "b", "c"]

Como podemos observar, inserimos o caractere y como sendo o primeiro elemento da lista A com o uso da função insert().

A seguir, temos a assinatura da função insert().

insert( <índice>, <objeto> )

Como podemos ver, o primeiro argumento é o índice e o segundo, o objeto propriamento dito. Assim, o objeto será adicionado à lista na posição cujo índice seja igual ao informado e os elementos que estiverem após o novo elemento, terão seus índices alterados automaticamente.

ALTERAÇÃO DE ELEMENTO

A mesma notação utilizada para obtermos o elemento vinculado a determinado índice, pode ser utilizada, para alterarmos o elemento vinculado.

Inicialmente, é importante observar, que nos exemplos a seguir, não iremos alterar o caractere de um objeto, mas sim, iremos substitui-lo.

#coding: utf-8

>>> A[1] = "t"
>>> A
["a", "t", "c"]

No código acima, alteramos o objeto b pelo objeto t. Observe que ambos são objetos diferentes e assim, o que o Python fez internamente, é excluir o objeto b e adicionar em seu lugar, ou seja, com mesmo índice, um outro objeto.

EXCLUINDO ELEMENTO

Para excluirmos um elemento, temos uma função built-in isto é, uma função implementada na VM do Python. Assim, basta passarmos como parâmetro o objeto a ser excluído que a função se encarregará pelo restante, como temos no código a seguir.

#coding: utf-8

>>> del(A[1])
>>> A
["a", "c"]

Como podemos ver, passamos como parâmetro o elemento a[1] pela função del() que o elemento foi removido da lista, como também, o índice de cada elemento a frente do elemento excluído foi alterado automáticamente.

Desta forma, o elemento da lista A de índice igual a 2 era o objeto str c. Após excluírmos o elemento de índice igual a 1, o objeto que tinha índice igual a 2 passou a ter índice igual a 1, até porque, um elemento foi removido e o índice teve que ser reajustado, do contrário, teríamos que retornamos o elemento igual a 1 seria gerada uma exceção.

Com isso, temos que entender que os índices não são valores absolutos e não podem ser utilizados como um meio para representar elementos, até porque, se um elemento é excluído ou um elemento é inserido no meio da lista, todos elementos a frente, terão seus índices alterados.

EXCLUINDO TODOS OS ELEMENTO

A função clear() remove todos elementos da lista. A palavra Clear do Inglês, significa limpar, limpeza, logo, é essa a ação feita sobre uma lista que contém elementos.

No código a seguir, vamos criar uma lista cuja referência será C e os elementos será a junção dos elementos da lista A e B.

#coding: utf-8

>>> C = A + B
>>> C
['a','b','c','d','e','f']

>>> C.clear()
>>> C
[]

Como visto, inicialmente, criamos uma lista de nome C que contém os elementos de A e B e imprimimo-os na tela. Em seguida, invocamos a função clear() da lista C e mandamos imprimir os elementos na tela. Como pode ser visto, foi impresso somente um par de colchetes [], representando assim, uma lista vazia.

EXCLUIR ELEMENTOS NUM INTERVALO

Estudamos que a função built-in del() remove um elemento da lista. Porém, a mesma é capaz de muito mais, como por exemplo, realizar a exclusão de todos os elementos num determinado intervalo, por exemplo, se tivermos uma lista [1,2,3,4,5,6] e quisermos excluir todos elementos que esteja no intervalo de índice igual a 2 até o índice igual 4, passaríamos a ter a seguinte lista [1,2,5,6].

Também podemos excluir os elementos que estejam entre outros num intervalo especifico, por exemplo, vamos supor a lista [1,2,3,4,5,6]. Se precisarmos de uma lista contendo os elementos com 2 intervalos entre si, por exemplo, [1, 3, 5] bastaria utilizarmos a notação que já estudamos.

No código a seguir, será demonstrado um meio simples para você estudar o que estamos falando e ainda que a notação seja a mesma utilizada, a ideia que utilizaremos, talvez, seja novidade pra você.

#abaixo, definimos uma lista com 6 elementos e em seguida,
#utilizamos a notação que extrai elementos num intervalo
[1,2,3,4,5,6][2:4]

#abaixo, definimos uma lista com 6 elementos e em seguida,
#utilizamos a notação que define o passo [intervalo entre os elementos]
[1,2,3,4,5,6][::2]

Para estudarmos os conceitos de exclusão estudados, iremos criar novamente a lista C que é a junção das listas A e B e em seguida, aplicaremos o que estudamos.

#exclusão de elementos num intervalo
>>> C = A + B
>>> C[1,4]
['b', 'c', 'd']
>>> del(C[1:4])
>>> C
['a', 'e', 'f']

#exclusão de elementos que estejam entre intervalo
>>> C = A + B
>>> C[::2]
['a', 'c', 'e']
>>> del(C[::2])
>>> C
['b', 'd', 'f']

Como podemos ver nos 2 exemplos acima apresentados, toda e qualquer sublista passada como argumento para a funçao del() terá os elementos removidos da lista.

FUNÇÃO pop()

A função pop() retorna um elemento da lista e no mesmo instânte, remove-o. É muito comum termos listas que contenham elementos que precisam ser processados e após o processamento, estes podem devem ser excluidos para que não haja processamento duplicado. Para essa tarefa repetitiva, o Python trás implementado uma função que retorna determinado elemento e ao mesmo tempo, exclui-o.

Se nenhum argumento for passado pela função pop() a mesma retornará e removerá o último elemento da lista. Porém, se desejarmos um elemento em especifico, basta passarmos como parâmetro o índice e então, o mesmo será retornado e excluído da lista.

#coding: utf-8

>>> C = A + B
>>> C.pop()
'f'
>>> C
['a', 'b', 'c', 'd', 'e']
>>> C.pop()
'e'
>>> C
['a', 'b', 'c', 'd']
>>> C.pop()
'd'
>>> C
['a', 'b', 'c']
>>> C.pop(0)
'a'
>>> C
['b', 'c']

No código acima, criamos a lista C que contém os elementos de A e B e em seguida, invocamos a função pop(), um elemento foi impresso e em seguida, já verificamos a lista C e contatamos, que o elemento impresso com a função pop() não mais fazia parte da lista.

Como pode ser visto, quando não passamos o índice do elemento, o elemento excluido foi o último da lista. Dessa forma, removemos os elementos f, e, d. Feito isso, invocamos a função pop() novamente, porém, nessa quarta vez, passamos como parâmetro o número 0 e então, tivemos que o primeiro elemento da lista foi retornado e ao verificarmos a lista, o mesmo foi removido.

A função por padrão retorna e remove o último elemento, porém, é possível informar qual elemento desejamos que seja retornado e removido, caso assim desejarmos.



Tags curso, python

Comentários

comments powered by Disqus