Nesta aula estudaremos a utilização da indentação e a sua importância para a correta interpretação do código pelo interpretador. |
INDENTAÇÃO
Indentar é o recuo do texto em relação a sua margem, ou seja, se antes de escrevermos uma instrução, utilizamo 4 espaçamentos da margem esquerda até a instrução propriamente dita, podemos dizer que a indentação utilizada possui 4 espaços.
A palavra indentação, vem do inglês indentation e é normal a sua utilização no código-fonte de um programa, indiferente da linguagem utilizada.
Em Python, a indentação possui função bastante especial, até porque, os blocos de instrução são delimitados pela profundidade da indentação, isto é, os códigos que estiverem rente a margem esquerda, farão parte do primeiro nível hierárquico. Já, os códigos que estiverem a 4 espaços da margem esquerda, estarão no segundo nível hierárquico e aqueles que estiverem a 8 espaços, estarão no terceiro nível e assim por diante.
Todos os blocos são delimitados pela profundidade da indentação e por isso, a sua importância, é vital para um programa em Python. O mau uso, isto é, utilizar 4 espaçamentos enquanto deveríamos estar utilizando 8, acarretará na não execução, ou então, no mal funcionamento em geral.
BLOCOS
Os blocos são uma ou mais instruções que devem ser executadas uma após a outra, de cima para baixo da esquerda para a direita.
Existem vários tipos de blocos, os mais comuns, são os blocos de códigos, isto é, blocos que contenham instruções Python.
Outro tipo comum de bloco são os blocos de comentários, isto é, um conjunto de caracteres, que ocupam uma ou mais linha de código e estão delimitados por uma notação que a linguagem de programação definiu.
BLOCOS DE CÓDIGO
Bloco de código é uma ou um conjunto de instrução que estejam numa mesma distância da margem esquerda. A seguir, temos um trecho de código Python que mostra a utilização de 2 blocos. Estes foram definidos pela quantidade de espaços, isto é, pela distância da margem esquerda.
#coding: utf-8
print(nivel 1)#primeiro nível hierárquico
if(True):
print(nível 2)#segundo nível hierárquico
Este é um bloco de comentários e essa é a primeira linha
agora, estamos na segunda linha de comentário(s)
É comum utilizarmos 2 espaços ou então, 4 espaços, ou mesmo 1 tabulação ao lado esquerdo da instrução para assim definir, em qual bloco a instrução está contida. O primeiro nível é o nível 0, ou seja, o nível que não contém espaçamento. A linguagem não nos obriga a utilizar uma determinada quantidade de espaçamentos, ou então, tabulações. Porém, se utilizarmos 4 espaços para definir o primeiro blocos, o interpretador assumirá que as próximas instruções estão indentadas com uso de múltiplos de 4.
A recomendação é que utilizemos, ou 1 tabulação, ou então, 4 espaços.
Ao invés de trabalharmos com quantidades de espaços, podemos utilizar uma determinada quantidade de tabulações. O primeiro nível hierárquico seria o nível 0, isto é, instruções que não possuem tabulações a sua esquerda. O segundo nível utilizaria uma única tabulação, o terceiro nível utilizaria 2 tabulações e assim sucessivamente.
O mais importante é sabermos que em Python, o espaçamento não é facultativos, isto é, não o colocamos se assim desejarmos, mas sim, somos obrigados a trabalharmos com algum sistema de espaçamento a fim de definirmos blocos isolados de códigos.
Os benefícios do uso da tabulação são percebidos rapidamente, isso porque, um código em Python sempre estará organizado, do contrário o mesmo não funcionará. E não somente isso, código indentados tornam-se mais legíveis e é um padrão utilizado por praticamente todos os programadores, indiferente da linguagem em que estes estejam trabalhando.
Tags curso, python, indentação, blog
Comentários
comments powered by Disqus