Nessa aula estudaremos o passo-a-passo para o download e a instalação do PyCharm no Windows, ou seja, vamos aprender a baixar e a instalar a IDE utilizada nesse curso. |
AMBIENTE PARA DESENVOLVIMENTO EM PYTHON

Para desenvolvermos em Python, podemos utilizar qualquer editor de textos ou então, o simples Bloco de Nota do Windows. Por padrão, o interpretador do Python executa textos [códigos] compostos por caracteres ASCII e/ou Unicode e por isso, é indiferente o programa utilido para escrever os códigos. Isso porque, um arquivo de código é basicamente um arquivo de texto com a extensão *.py.
Atualmente, é comum utilizarmos programas pra construir programas, isto é, utilizamos softwares que são desenvolvidos para agilizar e automatizar nossas tarefas de programação. Estes software são conhecidos como IDE, um acrônimo de Integrated Development Environment, que numa tradução livre significa, Ambiente de Desenvolvimento Integrado.
Existem centenas de IDE no mercado, muitas gratuitas, outras pagas. Os recursos que estas oferecem vão desde a compilação e execução automatica do código, até o gerenciamento e geração de código automatizado.
Para programarmos em Python, temos diversas opções de IDE disponíveis, a maioria é gratuita ou então, possui uma versão livre. Inclusive, existe IDE para desenvolvimento em Python escritas com a própria linguagem Python, como o é o caso do NINJA IDE, uma excelente ferramenta, multiplataforma, gratuita e open source.
PyCharm

O PyCharm é uma IDE desenvolvida pela empresa JetBrains, empresa esta especializada na produção de ferramentas para o desenvolvimento de software, como por exemplo, o AndroidStudio, que atualmente é, o Ambiente de Desenvolvimento oficial para a plataforma Google Android.
IDE é um programa para fazer programas. Nada tem a ver com a compilação, linkedição, interpretação ou geração de código executável. |
Os produtos JetBrains, ou melhor, as IDE s da JetBrains, estão dentre as melhores ferramentas para desenvolvimento, seja em Python, C/C++, Ruby, PHP, Web e etc. Para programação em Python, temos a IDE de nome PyCharm, e este será o programa que utilizaremos para desenvolvimento de aplicações Python em todas as aulas deste curso.
Atualmente, o PyCharm é considerado a melhor IDE para desenvolvimento em Python e, recomendamos que voce utilize o mesmo em seu estudo, até porque, é gratuito e fácil de utilizar.
Você pode utilizar quaisquer IDE para desenvolvimento em Python. |
O PyCharm possui uma versão gratuita e uma versão paga. Inicialmente, a versão gratuita possui muito mais recursos do que iremos precisar, porém, quando estivermos desenvolvendo para Web e utilizando framework's como Django ou Flask, é producente adquirir uma licença pela agilidade e produtividade que a versão comercial do PyCharm proporciona.
A IDE PyCharm oferece um módulo de acesso a Banco de Dados e também, trás uma maneira de testarmos códigos SQL, administrar o nosso banco, alterar, editar e excluir registros de maneira simples e rápida. Conseguimos administrar praticamente todos os bancos de dados do mercado sem a necessidade de utilizarmos outro programa, até porque, o PyCharm possui todo o módulo de acesso a base de dados incorporada a IDE.
Neste curso utilizaremos a versão comunitária do PyCharm e recomendamos que você também a utilize. Porém, sinta-se livre para trabalhar com qualquer editor, o resultado sempre deverá ser o mesmo, haja vista que a IDE, isto é, o Ambiente de Desenvolvimento Integrado, gerencia a produção de código sem alterar ou influenciar como o código será executado.
INSTALAÇÃO
Para instalar o PyCharm em seu computador, é necessário que você instale antes o Java, caso não tenhas o mesmo instalado. Na dúvida, ou seja, se não souberes se o Java está instalado, baixe-o e faça a instalação, somente para garantir!
Também é importante que você já tenha instalado o Python em seu computador. Isso porque, o PyCharm configurará o ambiente para você, do contrário, será preciso configurar qual a instalação do Python você deseja utilizar.
Após o download e instalação do Java e do Python, faça o download da última versão do PyCharm.
Caso queiras acessar o site da JetBrains, utilize este link.
EXEMPLO FEITO EM AULA
O exemplo a seguir foi desenvolvido na aula após a instalação do PyCharm.
#coding: utf-8
>>> 10+10
20
>>> print("Bem-vindo ao curso de Python!")
Bem-vindo ao curso de Python!
>>> print("Bem vindo")
SyntaxError: invalid syntax
>>> print(10+10)
20
>>> dir(print)
Tags curso, python, pycharm, jetbrains, ide, blog
Comentários
comments powered by Disqus