Nesta aula vamos estudar os parâmetros das funções e a sintaxe que a linguagem Python disponibiliza para manusearmos esses atributos. Aprenderemos o conceito e a diferença entre função e argumento e aprenderemos como utiliza-los corretamente. |
PARÂMETROS
Estudamos que funções processam informações e também, podem receber e retornar valores. Toda função contém um bloco de instrução e neste haverá um conjunto de instruções manipulando informações. É comum que as funções processem as informações que são enviadas quando as mesmas foram invocadas, ou seja, o conjunto de instrução geralmente processará os parâmetros enviado através dos nomes definidos no cabeçalho da função e chamados de parâmetros
ou argumentos
.
Parâmetro
é uma variável declarada no cabeçalho da função e tem uso exclusivo dentro do bloco de instrução da mesma. A definição dos parâmetros que uma função deve receber obriga o envio dos valores todas as vezes em que a mesma for invocada, do contrário, a função não é invocada.
É normal chamarmos o envio de informações por parâmetros como sendo o envio de mensagens, até porque, os parâmetros permitem o envio de dados para dentro das funções.
O escopo dos parâmetros é restrito ao bloco de instrução da função, e assim, quando a função finalizar a execução, os parâmetros serão desalocados. |
Funções que precisam receber vários valores podem definir vários parâmetros. Após definirmos um parâmetro, devemos utilizar uma vírgula para definirmos o próximo. Assim, o que diferencia um parâmetro de outro é o operador vírgula.
O Python trata os parâmetros de funções como uma tupla ou dicionário, inclusive, podemos definir os valores que uma função receberá e no final deixar uma vírgula sobrando, da mesma forma em que podemos fazer quando estamos definindo os valores numa tupla.
PARÂMETROS vs ARGUMENTOS
Parâmetro
e argumento
são conceitos iguais mas utilizados em situações diferentes. Para entendermos a nomenclatura temos de pensar na definição da função e no código que irá invocar a mesma.
Na implementação da função, definimos no cabeçalho, os parâmetros que devem ser enviados quando a função for invocada. Quando estamos invocando a função, temos que definir para cada parâmetro um valor, ou seja, temos que definir os argumentos que a função irá levar consigo.
Então, é correto dizer que uma função define os parâmetros que devem ser enviados quando for invocada, e também, é correto dizer que quando vamos invocar uma função, temos que passar os argumentos por esta definido.
Assim, temos que parâmetro é a variável que foi definida no cabeçalho da função e que será utilizada no bloco de instrução da mesma, enquanto que argumento, é o valor que será passado ao invocarmos a funções.
Parâmetro é o nome utilizado quando estamos dentro do código da função propriamente dita e, argumento, é o nome dado aos valores referentes a cada parâmetro. |
Uma função deve receber os valores na ordem em que os parâmetros estão definidos, do contrário, ocorrerá os mais diversos problemas ou então, o Script nem será executado.
A seguir, escreveremos um simples trecho de código em que uma função será definida.
def soma(a, b)
x = a + b
print( "A soma dos parâmetros é: ", x)
No código acima, foi definido uma função e nesta há 2 parâmetros declarados. Assim, para invocarmos a função soma(), temos que enviar junto 2 valores, como pode ser visto no código a seguir.
soma(10, 20)
Acima, estamos invocando a função de nome soma e passando 2 valores como parâmetro. O primeiro, é o valor do parâmetro de nome a
, enquanto o segundo, é o parâmetro de nome b.
EXEMPLO FEITO EM AULA
# coding: utf-8
# =================
# = eXcript.com =
# =================
# PARÂMETROS
print()
def soma(x,y):
total = x+y
print("O total da soma de x + y é: ", total)
soma(10, 50)
Tags curso, python, função, parâmetro, argumento, blog
Comentários
comments powered by Disqus