NOME DURAÇÃO
Curso de Python
Primeira Aula de Python
Como Instalar o Python no Windows
Características do Python
Recursos do Python
IDLE - Modo Interativo do Python
Instalando o PyCharm no Windows
Primeiro programa em Python
Comentários em Python
Indentação do código Python
Variáveis em Python
Características das Variáveis em Python
Nomenclatura das Variáveis em Python
Tipos de dados em Python
Variáveis do tipo Ponto Flutuante do Python
Entrada de Dados em Python
Operadores Aritméticos do Python
Módulo da Divisão em Python
Potenciação e Radiciação em Python
Operadores Relacionais do Python
Tomada de Decisão em Python
Estrutura if e else em Python
Depurando código Python
Operadores Relacionais Compostos do Python
Operadores Relacionais na Prática em Python
Operadores Lógicos em Python
Blocos de Instrução em Python
Blocos de Instrução em Python (Parte II)
Blocos de Instrução Python na Prática
Escopo de Nomes em Python
Estrutura de Atribuição Simples do Python
Atribuição Múltipla em Python
Operadores de Atribuição Compostos do Python
Atribuição Condicional em Python
Iteração em Python
Laços de Repetição do Python
Estrutura de repetição while em Python
A instrução for em Python
A função range() do Python
O for loop e a função range() do Python
Instrução break do Python
Instrução continue em Python
Estruturas de Dados Lista em Python
Lista, Pilha, Array, Set em Python
A classe list do Python
Classe list - Conceitos Avançados do Python
Funções da Classe list do Python
Iteração de Listas em Python
Fatiando Listas em Python
Incluindo, Alterando e Excluindo Elementos no Python
Ordenamento de Listas em Python
Quantidade de Itens em Python
Tuplas em Python
Operadores in e not in do Python
Operadores and, or e in do Python
Exemplo com Operador in em Python
Introdução às Strings em Python
Fatiando Strings com Python
Funções das Strings no Python
Comparação de Strings em Python
Iterando Strings em Python
Introdução aos Dicionários do Python
Dicionários na Prática com Python
Funções dos Dicionários no Python
Introdução às Funções em Python
Parâmetros de Função em Python
Parâmetros default em Python
Argumento de Função Nomeado vs Posicional em Python
Retornando Valores pelas Funções em Python

Está é a primeira aula do Curso de Python! Um curso totalmente gratuito, disponibilizado inicialmente no YouTube, e agora, também, na plataforma da eXcript. Nesta primeira Aula de Python, faremos um simples programa e veremos algumas características do Curso de Programação Python da eXcript.

INTRODUÇÃO

Seja bem-vindo a primeira aula do Curso de Python!!

É com muita satisfação que disponibilizamos publicamente e gratuitamente o Curso de Python e que pode ser estudado por qualquer pessoa que tenha conhecimentos mínimos sobre o funcionamento do sistema operacional. Podemos dizer que, qualquer pessoa que saiba utilizar o Facebook e saiba como copiar e colar texto, já possui os pré-requisitos para iniciar os estudos de programação através deste curso.

A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PYTHON

O Python é uma linguagem ímpar, projetada para ser simples e desenhada para ser eficaz. Seu uso vem crescendo exponencialmente e atualmente, diversas universidades ao redor do mundo estão ensinando Python como a primeira linguagem de programação. Isso porque, a linguagem possui uma fácil leitura e por conseguinte, acaba tendo uma fácil compreensão.

A linguagem foi inicialmente desenvolvida por Guido van Rossum em meados de 1991. Um dos principais conceitos sobre a linguagem é, que a mesma, é interpretada. Isto é, o código Python é interpretado por um programa escrito na linguagem C e C++. Este programa que entende e executa os códigos Python, é chamado de interpretador Python, ou então, a Máquina Virtual Python.

Todas as vezes em que executarmos um programa escrito em Python, este só será executado se a Máquina Virtual do Python estiver instalado no computador em que está sendo executado.

Devido a facilidade em codificar e tendo como resultado um código limpo e legível, o Python acaba se tornando uma linguagem fácil de dar manutenção. Se você já programa, com certeza já precisasse dar manutenção em códigos de terceiro, e muito provavelmente, essa não foi a melhor atividade que já fizeste em vida. Agora, quando precisares dar suporte a códigos Python, rapidamente percebemos que não é tão complexo como se fosse, por exemplo, um código Java ou C++.

CARACTERÍSTICAS DO PYTHON

O Python é uma linguagem que proporciona alta produtividade, isto é, conseguimos escrever grandes aplicações em pouco tempo e, com poucas linhas de código. Essa característica decorre da maneira como a linguagem está projetada e, dos princípios empregados pela comunidade na construção das bibliotecas.

Um programa em Python, muitas vezes, parece a um texto escrito em Inglês. E também, trechos de código Python, podem ser lido por leigos e estes, até conseguirão entender, a maior parte do que o programador está mandando o computador fazer.

Em Python conseguimos trabalhar com os conceitos de Programação Orientada a Objetos de maneira simples. Conseguimos facilmente representar um tipo de dado abstrato, inclusive, podemos criar um novo tipo de dados através da junção de outras estruturas, utilizando, por exemplo, a herança ou herança múltipla.

Diferentemente de outras linguagens, em Python, não há restrições quanto ao acesso a membros de classes. A linguagem parte do princípio que o programador sabe o que está fazendo, ao contrário das linguagens C++ e Java, que partem do princípio que as estruturas devem ser protegidas de uma possível má utilização.

FAQ (Frequently Asked Questions)

POSSO UTILIZAR O NOTEPAD AO INVÉS DO PyCharm?

Sem qualquer problema! Porém, você terá que escrever seu código e em seguir ir no Prompt de Comando, Shell e mandar executar o seu código.

POSSO UTILIZAR OUTRA IDE?

Sim! É possível acompanhar as aulas utilizando quaisquer IDE do mercado. Porém, esteja certo de que as configurações da IDE estejam corretas, como por exemplo, qual interpretador será utilizadi para executar o código.

Nunca é demais repetir que não existe um programa que deve ser utilizado obrigatoriamente para construir outros programas. Todas as IDE são, em sua definição mais primitiva, editores de texto puro. Porém, esses software incorporaram uma série de funcionalidades que ajudam no desenvolvimento de software e assim, acabam sendo utilizadas pelos desenvolvedores.

É MELHOR APRENDER LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ANTES DO PYTHON?

Não! Inclusive, há muitas escolas que ensinam programação com a linguagem Python, logo, o mesmo pode ser utilizando para o aprendizado da programação, bem como, da lógica de programação.

ESTE CURSO EXIGE O CONHECIMENTO DE HTML OU CSS?

Não! O Curso de Python da eXcript parte do início do estudo de qualquer linguagem de programação. Desta forma, é estudado as instruções fundamentais, bem como a sintaxe da linguagem. Portanto, o conhecimento de HTML ou de CSS não se faz necessário.

QUEM FEZ O PYTHON?

O Python foi inicialmente desenvolvido pelo matemático Guido van Rossum. Atualmente, o Python é desenvolvido por um grupo de desenvolvedores ao redor do mundo. É importante observar que o desenvolvimento da linguagem de programação Python não se resume a implementação da sintaxe, construção da máquina virtual e etc. O Python possui centenas de módulos que são distribuídos por padrão, bem como dezenas de ferramentas, como o depurador, o IDLE, a documentação da linguagem e etc.

  1. Blog do Guido van Rossum (en)
  2. Wikipedia Guido van Rossum (en)
  3. Perfil G+ Guido van Rossum (en)

O QUE É IDE?

O termos IDE é um acrônimo de Integrated Development Environment que, numa tradução significa: Ambiente de Desenvolvimento Integrado. De forma geral, uma IDE é um programa que foi construído especialmente para a construção de programas.

POR QUE É ENSINADO A LÓGICA EM TODOS OS CURSOS

Várias pessoas perguntam a razão pela qual eu não faço um Curso de Lógica de Programação e em seguida avance mais rapidamente nos cursos das linguagens em geral.

Num primeiro momento há lógica no que está sendo dito, porém, numa análise sob o ensino da programação de maneira geral, essa metodologia seria um grande equívoco, como será demonstrado nas linhas a seguir.

Inicialmente, qual é o livro, editora ou WebSite que ensina a lógica e depois as linguagens propriamente ditas? Particularmente, não conheço nenhum trabalho construído dessa maneira.

Agora, quando já passamos pela fase básica da programação e conseguimos dominar a lógica fundamental, é comum querermos cursos em que haja somente as diferenças de cada linguagem, e não um curso completo. Porém, imagine-se agora, ou melhor, volte ao momento em que estavas aprendendo a sua primeira linguagem de programação e então veja, se você aprendeu a lógica e depois pegou a linguagem estudando somente as diferenças ou então, se você estudou toda a linguagem desde o início!

E também, hoje é possível aprender uma nova linguagem em 3 ou 4 horas sem precisar ler uma única página de um livro e ainda assim, queremos aprender mais rapidamente!

Em fim, é muito fácil pedir para que os cursos se adaptem a sua realidade do que se colocar no momento em que você estava aprendendo e, tenho certeza absoluta, queria ver exemplos da instrução :code:while, :code:for, :code:if com a linguagem propriamente dita, e não com Portugol ou derivados!

QUAL ANO O PYTHON FOI DESENVOLVIDO?

A Linguagem de Programação Python, vem sendo desenvolvida desde 1991. Novas versões sempre são lançadas e estas trazem correções, alterações na sintaxe, implementações, utilitários e etc.

PYTHON É SOMENTE PARA WEB?

É verdade que o Python é uma excelente linguagem para a construção de WebSites, porém, a linguagem foi criada antes da popularização da Web. Por essa razão, é fácil concluir que a linguagem Python não é destinada só e somente só a construção Web, mas sim, para a construção de aplicações em geral.



Tags curso, python, curso de python, eXcript, eXcript Brasil, blog

Comentários

comments powered by Disqus