Nessa aula escreveremos o nosso primeiro programa em Python, ou seja, faremos o famoso Hello World e também, aprenderemos algumas funcionalidade básicas da linguagem |
PRIMEIRO PROGRAMA
Um programa em Python pode ser um único arquivo com a extensão *.py ou então, uma pasta que contém várias sub-pastas com diversos arquivos contendo código Python *.py e muitos outros contendo informações relevantes ao programa.
Nesse nosso primeiro programa, vamos imprimir uma mensagem na saída padrão, isto é, no console, para que assim, possamos entender um pouco melhor sobre como podemos escrever dados no prompt de comando.
Grande parte do nosso Curso de Python ocorrerá no Prompt de Comando, ou seja, imprimiremos mensagens na tela e em seguida, iremos ler o que o nosso usuário digitou. Essa é a melhor maneira para o estudo da programação e também, é a melhor forma para escrevermos software!
IMPRIMINDO NA SAÍDA PADRÃO
Todas as vez em que desejarmos imprimir uma mensagem na tela, basta utilizarmos a função print(''), em seguida, abrimos parêntesis, colocamos duas aspas e então, digitar o texto a ser impresso no Console. Feito isso, basta fecharmos o parêntesis e então, executar o código.
Se você já programa/programou em outra linguagem, é importante lembrar que em Python, não finalizamos as instruções com uso do ponto e vírgula!
Ainda que seja permitido a utilização do caractere de finalização ponto e vírgula, não é obrigatório finalizar as instruções com o mesmo. Até podemos colocá-lo se desejarmos, porém, o normal é utilizarmos somente quando precisamos colocar mais de uma instrução numa mesma linha.
Não é correto dizer que não utilizamos ponto e vírgula em Python, até porque, existem situações onde é necessário a sua utilização, como por exemplo, quando precisamos, por alguma razão, escrevermos várias instruções numa única linha. Nesses casos, somos obrigados a utilizar o ponto e vírgula para dizermos ao interpretador onde inicia e onde finaliza cada instrução.
A INSTRUÇÃO print
A instrução print em Python é utilizada todas as vezes em que precisarmos escrever alguma informação na saída padrão, também chamado de Console, linha de comando e etc. A função print() pode receber vários parâmetros, como por exemplo, o encoding do texto que será impresso ou então, um nome de arquivo para o qual desejamos escrever dentro.
Inicialmente, vamos utilizar a instrução print() para escrever mensagens na saída padrão, isto é, no Console. No trecho de código a seguir, temos um exemplo do uso da função print().
#coding: utf-8
print("parametro")
Escrevemos o nome da instrução, neste caso, print(). Em seguida, abrimos um parêntesis, abrimos aspas e então, escrevemos a mensagem que deverá ser impressa na tela. Assim, tudo que estiver entre aspas será reconhecido como texto e será impresso no Console. Feito isso, fechamos aspas, fechamos parêntesis e então, podemos executar o nosso programa.
IMPORTANTE: tome cuidado para que em todas as vezes que abrires parêntesis fecha-lo ou então, para todas as vezes em que abrires aspas, fechá-las! Do contrário, será levantado uma mensagem de erro pelo interpretador assim que tentares executar o código.
O programa que desenvolvemos possui a base que todo script em Python terá. Logo, ainda que o exemplo tenha sido simples, os princípios aprendidos são muito importantes para o restante do nosso estudo.
EXEMPLO FEITO EM AULA
#coding: utf-8
print("texto 1")
print("texto 2")
Tags curso, python, primeiro programa, hello world, blog, print
Comentários
comments powered by Disqus