Nesta aula aprenderemos como saber a quantidade de elementos contidos numa lista, ou então, a quantidade de vezes que determinado elemento está contido ou mesmo, se o elemento está ou não contido. |
QUANTIDADE DE ITENS
É normal a necessidade de conhecermos quantos elementos há numa lista, até porque, muitas funcionalidades estão diretamente relacioandas com a quantidade de elementos, por exemplo, quando pedimos num cadastro para que o usuário marque 3 itens de sua preferência. Nessas situações, precisaremos de uma maneira fácil e rápida para contar a quantidade de elementos.
Também é comum, precisarmos saber a quantidade de vezes que determinado elemento está contido, essa é outra situação corriqueira e por isso, a biblioteca do Python, trás implementada.
FUNÇÃO len()
A função built-in len() retorna a quantidade de elementos contidos numa lista, por exemplo:
>>> len([1,2,3,4])
4
No código acima, invocamos a função len() passando como parâmetro uma lista contendo 4 elementos. Logo, nos foi retornado, que a quantidade de elementos existentes é igual a 4.
A função len() retorna a quantidade de elementos de qualquer lista em Python, essa é mais uma função built-in e disponível em qualquer parte dos nossos códigos.
Se, ao invés de passarmos uma lista, passarmos uma expressão, também será retornado, a quantidade de elemento contidos no fatiamento, por exemplo:
>>> A = ['a', 'b', 'c', 'd', 'e', 'f']
>>> len(A)
6
>>> A[1:3]
['b', 'c']
>>> len(A[1:3])
2
Então, seja uma lista ou então, somente uma parte da lista, a função len() resolverá a expressão e retornará a quantidade de elementos contidos.
FUNÇÃO count()
A função count() retorna a quantidade de vezes que um mesmo elemento está contido numa lista. Essa é uma excelente maneira que evita a implementação de um Laço de Repetição em busca de elementos iguais.
No código a seguir, defimos uma lista e em seguida, invocamos a função count(), pergunta assim, quantas vezes um determinado número existe nessa lista.
#coding: utf-8
>>> [1,2,3,4,5].count(1)
1
>>> [1,2,3,4,5].count(4)
1
>>> [1,2,3,4,5,4].count(4)
2
Observamos, que quando o número 4 não estava repetido, a função count(4) retornou 1. A partir do momento em que adicionamos mais uma vez o número 4, o valor retornado foi 2.
A seguir, vamos fazer outro exemplo, porém agora, trabalhando com objetos do tipo texto str.
>>> A = ["a", "b", "c", "d", "e", "f"]
>>> len(A)
6
>>> A.count("x")
0
>>> A.count("A")
0
>>> A.count("a")
1
>>> A.count("b")
1
>>> A += ["a"]
>>> A
['a', 'b', 'c', 'd', 'e', 'f', 'a']
>>> len(A)
7
>>> A.count("a")
2
Inicialmente, definimos a referência A um lista contendo 6 elementos do tipo str, que nos caso, foram as letras de a até f. Em seguida, passamos a lista A como parâmetro da função len() para que fosse retornado a quantidade de elementos, e como resposta, obtivemos o número 6. Feito isso, invocamos a função count() passando como argumento, x, A e a. O elemento x e A maiúsculo não existem em nossa lista, logo, a função count() retornou 0. Porém, quando passamos como parâmetro as letras a e b, nos foi retorna 1, isto é, os objetos do tipo str que contém as letras a e b estão contidos. Por fim, incrementamos a lista mais uma vez a letra a e quando invocamos a função count("a") nos foi retornado 2, isto é, o elemento do tipo str retornou que há 2 ocorrências.
A função count() também pode ser utilizada para saber se um determinado elemento está contido, até porque, se o valor retornado for igual a 0, sabemos, que determinado elemento ainda não foi adicionado.
Tags curso, python
Comentários
comments powered by Disqus