Nesta aula estudaremos o que é uma tabela para um banco de dados

DEFINIÇÃO

Tabela é uma estrutura bidimensional utilizada para organizar conjuntos de informações que possuem uma mesma estrutura.

TABELA

A tabela é a estrutura fundamental dos bancos de dados relacionais. Todas as informações, indiferente do tipo, estão contidas dentro de tabelas. Cada tabela possui um conjunto de atributos - as colunas. Assim, por definição do termo, temos que todo conjunto de colunas formam uma tabela e todo conjunto de tabelas formam um banco de dados.

Toda tabela contém, no mínimo, uma coluna.

COLUNA

Coluna é um atributo da tabela. Toda coluna possui tipo, e este identifica a informação que cada célula conterá. O tipo é definido no mesmo momento da criação da tabela e sendo que a mesma não suportará o armazenamento de dados que não estejam em conformidade com o tipo pré-definido.

A coluna pode ter o seu tipo alterado a qualquer momento, porém, as informações deverão ser convertidas para o novo tipo.

Não há quantidade máxima de colunas que uma tabela pode conter em teoria, porém, cada base de dados em SQLite tem um atributo que limita a quantidade de colunas. Essa é uma limitação artificial, e serve somente a título de definição. Para alterar a capacidade é necessário alterar o código fonte do banco de dados e então, recompilar todo o código.

REGISTRO

Registro é um conjunto de informações agrupadas. Cada registro possui a quantidade de colunas que a tabela possuir. Uma tabela pode conter nenhum registro ou então, um número infinito de registros.

Na documentação do SQLite não há limite numérico, porém, há um limite pré-determinado que cada tabela pode conter. A verdadeira limitação encontra-se no tipo de dado utilizado na programação do banco de dados, por exemplo, o tipo inteiro.



Tags python, sqlite, banco de dados

Comentários

comments powered by Disqus