Nesta aula estudaremos a Tomada de Decisão, isto é, a execução de uma bloco de instrução conforme o resultado de uma expressão lógica. |
INTRODUÇÃO PARA A TOMADA DE DECISÃO
A Tomada de Decisão também chamado de Desvio Condicional ou então, a verificação de expressões é, uma prática comum no desenvolvimento de software. Com essa estrutura somos capazes de verificar expressões e assim, decidir qual Bloco de Instrução deve ser executado.
As expressões definidas no cabeçalho da estrutura if utilizam os operadores relacionais na construção das expressões, seja de maneira implicita ou explicita.
É importante observar que outras estruturas da linguagem trabalham de maneira similar ao que temos com as Tomadas de Decisão. Ou seja, há algumas estruturas em que uma situação será verificada e, em seguida, mediante ao valor retornado na avaliação, será definido o bloco de código a ser executado. O entendimento da tomada de decisão é necessário para o bom estudo de toda a linguagem, até porque, essa é, a estrutura mais importante na construção de softwares.
GRÁFICO DA ESTRUTURA
Na imagem a seguir, temos uma representação do caso de uso da estrutura de tomada de decisão.

Na imagem acima, estamos, inicialmente, supondo que a execução do programação ocorra no sentido da esquerda para a direita. Assim, representamos com um círculo preto o início da execução.
Feito isso, chegamos na tomada de decisão propriamente dita. Nesta, será verificado a expressão contida no cabeçalho da estrutura if e, caso o valor avaliado seja verdadeiro, o bloco de instrução é executado e na sequência o programa continua sua execução normalmente.
Do contrário, ou seja, caso o valor avaliado no cabeçalho da estrutura if for false, nada ocorrerá, como está representado na imagem por uma linha que liga a estrutura if com a parte em que ocorre a continuação da execução normal das instruções definidas.
A INSTRUÇÃO if
A palavra if, do Inglês, significa SE. Com a estrutura if podemos determinar o que deve acontecer mediante o valor lógico retornado, isto é, SE for verdadeiro [True], faça isso, SE for falso [False], faça aquilo.
Analisemos o exemplo a seguir em que utilizamos o formato da instrução if, porém, utilizando a Lingua Portuguesa:
#coding: utf-8
SE( verdadeiro ):
faça_isso()
faça_e_mais_isso()
faça_aquilo()
No código acima, estamos verificando se a expressão entre parêntesis é verdadeira. Em seguida, colocamos o sinal de 2 pontos, dizendo para o Python que ali finaliza o cabeçalho da estrutura if. A linha seguinte é o início do Bloco de Instrução e será executado nas situações em que a expressão for verdadeira. Todo bloco de instrução que está subordinado a uma estrutura, estará, obrigatoriamente, indentado um nível a frente da estrutura subordinada.
Nesse primeiro momento, temos que entender que se a expressão definida no cabeçalho da estrutura if [entre parêntesis], for verdadeira, tudo que estiver nas linhas seguintes e com a indentação avançada será executado. A instrução faça_isso() é a primeira instrução do bloco de instrução que é executado todas as vezes que a expressão definida e avaliada no cabeçalho da estrutura if é verdadeira.
Caso a expressão contida entre parêntesis não seja verdadeiro, na situação acima, nada acontecerá e a execução das linhas seguintes a tomada de decisão e que estão com a indentação avançada, não será executado. Entenda por linhas seguintes todas as instruções com o nível de indentação igual ao da instrução if.
UM CASO REAL UTILIZANDO A ESTRUTURA if
Agora, vamos fazer uma exemplo onde verificaremos se o número digitado por um usuário é maior do que zero. Caso seja, o bloco de instrução [verdadeiro] a seguir da estrutura será executado.
#coding: utf-8
num = input("Digite um número: ")
if(num > 0):
print("O número digitado é maior do que ")
No exemplo acima, utilizamos a função input() para imprimirmos uma mensagem na tela e em seguida colocar o Console no modo de edição, isto é, colocar o Console de tal forma que seja possível ao nosso usuário digitar e pressionar Enter.
Após o usuário digitar um valor e pressionar a tecla Enter, o valor digitado é passado para a variável num. Em seguida, o valor contido na variável num é comparada ao número 0. Caso o valor de num seja maior do que zero, o bloco de instrução verdadeiro será executado, do contrário, nada acontecerá.
É importante observar que caso nada seja digitado, ou então, não seja digitado um número válido, uma exceção é levantada e a execução do programa é interrompida.
VEJA TAMBÉM
Tags curso, python, if, tomada de decisão, se, blog
Comentários
comments powered by Disqus