Nesta aula iniciaremos o estudo das variáveis em Python e aprenderemos os principais conceitos da declaração e respectivo uso das variáveis previamente declaradas. |
DEFINIÇÃO DE VARIÁVEL
Variável é um espaço de memória que reservamos para armazenar valores temporários que estão sendo processados ou manipulados. Toda variável possui um tipo e este será inferido conforme a informação inicial que atribuirmos para a variável. Uma variável pode ter o seu valor alterado a qualquer momento, porém, não é possível alterar o seu tipo durante a execução.
Toda variável irá armazenar o valor na memória RAM (Random Access Memory) e a mesma estará disponível enquanto houver eletricidade, ou o computador não seja reiniciado. Todo armazenamento feito na memória RAM é considerado como um armazenamento temporário, e trabalhamos dessa maneira, devido a velocidade de entrega que memória RAM proporciona se comparada a outras mídias, como por exemplo, o disco rígido, PenDrive, CD-Room e etc.
Podemos declarar quantas variáveis desejarmos. O Python administrará (reservará espaço) para cada uma individualmente e associará o nome que definirmos ao espaço de memória. Temos então, que a localização do espaço de memória será feito por intermédio da referência (nome da variável) definida pelo programador. A partir do momento em que não fizermos mais uso de determinada variável, a máquina virtual do Python desalocará o espaço reservado, devolvendo-o ao sistema operacional.
A melhor maneira para manipularmos informações seja num programa, como também num Script, é através da utilização de variáveis. Isso porque, variáveis possuem uma estrutura simples e rápida para utilização.
COMO FUNCIONAM AS VARIÁVEIS?
Devemos pensar nas variáveis como sendo um espaço físico. Este espaço é administrado pelo hardware, pela placa-mãe, processador e sistema operacional. Cada pedaço do espaço físico possui um número que o identifica (número identificador) e assim, ao declararmos uma variável, estaremos, reservamos um espaço físico para guardar informações temporariamente e vinculando esse espaço ao nome da variável (referência).
As informações que serão armazenadas são temporárias, até porque, o funcionamento da memória RAM necessita, obrigatoriamente, de eletricidade para seu funcionamento. Não existe limites pré-definidos da quantidade de variáveis, ou quantidade de informações que é possível utilizar. Essas quantias sempre serão definidas pela quantidade de memória física que houver no sistema, e a quantidade de variáveis que podemos declarar, também estará, diretamente relacionada com a quantidade de espaço físico disponível, isto é, a quantidade de memória RAM existente.
O QUE É UMA REFERÊNCIA?
Referência é o nome que damos às nossas variáveis e é a forma como a VM do Python vinculará as informações entre o nosso programa e a memória do computador.
QUANTAS VARIÁVEIS PODEMOS DECLARAR?
Quando iniciamos o estudo da programação, gostamos de conhecer os limites, quantidades e capacidades de tudo. Mensurar a quantidade de variáveis que um programa Python pode ter é bastante difícil. Isso porque, vamos supor, um simples número inteiro para o Python, não possuirá somente o valor da sua informação e sim, haverá um conjunto de dados que estarão vinculado ao número internamente. Junto a cada referência declarada, haverá também, muitas outras informações vinculadas, informações estas conhecidas como metadados, e estas, serão armazenadas para tanto uso intero no Python, ou então, para melhorar a performance em alguma situação.
A linguagem Python não define quantidades até porque, os limites sempre estarão diretamente relacionadas com a capacidade do computador onde o programa for executado.
Tags curso, python, variavel, blog
Comentários
comments powered by Disqus